O Camaforró 2026 encerra esta edição, consolidando-se não apenas como o maior da região, mas como um exemplo de planejamento em saúde pública. Através de uma atuação integrada da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o evento uniu atendimento de urgência, vigilância sanitária e ações preventivas, garantindo mais segurança para o público.
Em todos os dias de festa, o posto médico montado no local registrou um fluxo tranquilo. Segundo o diretor médico do município, Israel Menezes, a média de atendimentos oscilou entre 60 e 70 pessoas no primeiro dia, 40 no segundo e de 70 a 80 no terceiro dia, este último sendo o de maior movimento devido ao recorde de público, que superou o número de 120 mil pessoas.
A maioria dos casos esteve relacionada ao excesso de consumo de álcool, resultando em situações como hipoglicemia, náuseas e desidratação, resolvidas com medicação e hidratação no próprio posto. "Estamos bem satisfeitos com os números. No ano passado, chegamos a ter quase 150 atendimentos em um único dia", destacou Menezes.
Um dos destaques desta edição foi a ação Fique Sabendo, voltada para a saúde sexual. O stand, trazido pela Sesab, realizou mais de 3 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites ao longo dos três primeiros dias, batendo recordes de adesão popular. Além dos testes, houve distribuição massiva de preservativos e orientações educativas.
A secretária de Saúde, Rosângela Almeida, celebrou o engajamento do público. "A população aderiu e comprou a ideia de fazer saúde também no dia de festa". A líder da pasta ressaltou ainda a importância da Vigilância Sanitária, que atuou na fiscalização das barracas e na manipulação de alimentos para evitar intoxicações alimentares. “Tivemos a fiscalização acompanhando as barracas, vistoriando para garantir, também, a saúde alimentar para todos”, explicou.
Com índice de violência próximo de zero, o evento reforçou seu caráter familiar, o que reflete também nos atendimentos. "É uma festa da família. O São João é para brincar junto e confraternizar. Saímos com a sensação de missão cumprida", celebrou Rosângela Almeida.
Em todos os dias de festa, o posto médico montado no local registrou um fluxo tranquilo. Segundo o diretor médico do município, Israel Menezes, a média de atendimentos oscilou entre 60 e 70 pessoas no primeiro dia, 40 no segundo e de 70 a 80 no terceiro dia, este último sendo o de maior movimento devido ao recorde de público, que superou o número de 120 mil pessoas.
A maioria dos casos esteve relacionada ao excesso de consumo de álcool, resultando em situações como hipoglicemia, náuseas e desidratação, resolvidas com medicação e hidratação no próprio posto. "Estamos bem satisfeitos com os números. No ano passado, chegamos a ter quase 150 atendimentos em um único dia", destacou Menezes.
Um dos destaques desta edição foi a ação Fique Sabendo, voltada para a saúde sexual. O stand, trazido pela Sesab, realizou mais de 3 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites ao longo dos três primeiros dias, batendo recordes de adesão popular. Além dos testes, houve distribuição massiva de preservativos e orientações educativas.
A secretária de Saúde, Rosângela Almeida, celebrou o engajamento do público. "A população aderiu e comprou a ideia de fazer saúde também no dia de festa". A líder da pasta ressaltou ainda a importância da Vigilância Sanitária, que atuou na fiscalização das barracas e na manipulação de alimentos para evitar intoxicações alimentares. “Tivemos a fiscalização acompanhando as barracas, vistoriando para garantir, também, a saúde alimentar para todos”, explicou.
Com índice de violência próximo de zero, o evento reforçou seu caráter familiar, o que reflete também nos atendimentos. "É uma festa da família. O São João é para brincar junto e confraternizar. Saímos com a sensação de missão cumprida", celebrou Rosângela Almeida.
Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento













.jpeg)





0 comments:
Postar um comentário