O São João de Candeias será aberto oficialmente pelo prefeito Eriton Ramos, no próximo domingo (21), com mais uma novidade. Pela primeira vez, o município vai realizar o Arrastão Junino no trio elétrico.
Quem comanda a festa é Raí Saia Rodada, dono de sucessos como “Filho do Mato”, “Tapão na Raba” e “Bebe Vem Me Procurar”.
A concentração está marcada para as 14h, em frente ao Itaú. De lá, o público seguirá pelo centro da cidade até a Praça Irmã Dulce.
Após a passagem do trio, a programação continua no palco principal e no caramanchão. No palco principal, se apresentam Mastruz com Leite, Solange Almeida, Arriba Saia e Calcinha Preta.
Já no caramanchão se apresentam Otávio Neto, Gessany, Maré Mansa, Dilsinho, Ditocar e Ismael.
Confira o trajeto:
Saída – Itaú Praça Dr. Gualberto Rua 13 de Maio Rua 21 de Abril Largo do Triângulo Chegada – Praça Irmã Dulce
O clima de Copa do Mundo vai tomar conta do São João de Candeias, no dia 24 de junho. A Prefeitura preparou uma programação especial para reunir os torcedores em uma experiência que combina transmissão do jogo da Seleção Brasileira e show ao vivo.
Além de acompanhar cada lance do Brasil em um ambiente preparado para a torcida, o público poderá estender a comemoração com a apresentação de Pagod’Art, que promete animar a noite após a partida entre Brasil x Escócia.
No repertório, sucessos como “Uisminofay”, “Tapa na Cara” e “Bit do Cavaquinho” devem garantir a animação do público.
Os shows irão encerrar oficialmente os festejos juninos do município, que acontece entre os dias 20 e 24 de junho, na Central de Abastecimento.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
Pelo segundo ano consecutivo, a gestão do prefeito Eriton Ramos de Candeias recebeu, na manhã desta terça-feira (16), o “Selo de Transparência” do Ministério Público da Bahia.
A cerimônia aconteceu na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador, e contou com a presença da alta cúpula do MP e demais autoridades de todo o Estado.
O município foi reconhecido pelo órgão fiscalizador por causa da transparência no envio dos dados referentes ao investimento alocado no São João da cidade, a exemplo De informações sobre artistas contratados, valores dos cachês, fontes de recursos e programação das apresentações artísticas durante o evento, entre outras.
O prefeito Eriton Ramos destacou que o recebimento do selo da transparência reconhece a capacidade de organização, gestão e responsabilidade com o dinheiro público.
“Buscamos atender todas as recomendações dos órgãos de controle a fim de assegurar um São João financeiramente sustentável, fortalecendo a nossa tradição nordestina e gerando emprego e renda para o nosso povo”, ressaltou Eriton.
Segundo dados do Transparêntometro, o MP recebeu informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado sobre os gastos públicos com atrações artísticas em 2026. Os cadastros apontam mais de R$ 615 milhões de recursos públicos com 4.393 apresentações de 2.115 artistas.
O prefeito Eriton estava acompanhado do secretário de Cultura, Binho da Vibe, e também da controladora do município, Fabiana Pessoa.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
A Prefeitura de Candeias anunciou que irá disponibilizar ônibus gratuitos para levar a população dos distritos que desejam curtir os dias de festa do São João de Candeias 2026, que acontece de 21 a 24 de junho.
No total, serão oito linhas de ônibus com saída dos distritos a partir das 18h30. Sendo que no primeiro dia (21/6) (Arrastão com Raí Saia Rodada), e no último, dia 24/6, os transportes irão sair em horários diferenciados.
O transbordo também garante o retorno dos foliões ao final da festa, com embarque na Estação Rodoviária, em frente ao Supermercado Revel.
Dia 21 – horário de saída às 14h e o retorno às 04h da manhã. Dia 22 – horário de saída às 18:30 e retorno às 04:00 hrs. Dia 23 – horário de saída às 18:30 e retorno às 04:00hrs Dia 24 – horário de saída às 12:30 e retorno às 00:00 hrs.
Confira os roteiros: Pontos de saída Passé – Saída do Rio do Cunha Caroba – Sinaleira da Caroba (em frente ao Ginásio) Caboto – Praça Madeira – PSF Passagem dos Teixeiras – Final de linha das vans Menino Jesus – Praça Canta Galo – Praça Posto Sanca – Em frente à Escola Milton Santos
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
A tradição, a dança e a identidade cultural nordestina marcam o início da programação junina de Candeias no próximo sábado (20), com a realização do Festival de Quadrilhas Juninas no município. O campeonato é promovido pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (FEBAQ), com o apoio da Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).
O evento reunirá 10 quadrilhas juninas da Região Metropolitana, que se apresentarão no Ginásio Poliesportivo, a partir das 13h.
As apresentações prometem encantar o público com coreografias, figurinos e enredos inspirados nas tradições juninas, valorizando diferentes formas de expressão da cultura popular.
A competição contará com critérios de avaliação relacionados à organização, coreografia, figurino, temática e execução artística dos grupos participantes.
Ao final do festival, as cinco quadrilhas mais bem colocadas serão premiadas.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
Os motoristas que rotineiramente trafegam pela Avenida Antônio Paterson, Centro de Candeias, devem ficar atento à modificação da via durante esta terça (16).
Os técnicos da VLI, operadora da linha férrea que corta a cidade, farão um serviço de manutenção preventiva do equipamento, nas mediações do Triângulo no horário de 07h45 às 18h.
De acordo com a empresa, o trabalho de manutenção tem como objetivo garantir a segurança da população que utilizam a via diariamente.
Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), estarão no local para orientar e garantir fluidez no trânsito.
Na manhã da última sexta-feira, dia 12, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), realizou na Escola Julieta Viana, no bairro da Areia, a ação social Supermoz na Escola, que faz parte do projeto Nova Candeias, com foco em mostrar as novas tecnologias utilizadas no combate às arboviroses.
Na oportunidade, a secretária de saúde, Talita Ramalho, falou da importância do aprendizado a começar na base da sociedade, as escolas: “Quando falamos de dengue, não estamos falando apenas de um mosquito. Estamos falando de vidas, de crianças que deixam de ir à escola, trabalhadores que se afastam de suas atividades, famílias que enfrentam momentos de angústia e, em casos mais graves, de pessoas que podem perder a vida. A prevenção continua sendo a nossa arma mais poderosa, e é por isso que cada um de nós tem um papel fundamental nessa missão.”
No auditório do Colégio estavam presentes alunos do 6º ano, professores, coordenadores, agentes epidemiológicos, a secretária de saúde, Talita Ramalho, e outras entidades.
O momento contou com o lançamento do primeiro game educativo de combate à dengue do Brasil, apresentação teatral voltada à temática de prevenção e cidadania, atividade em laboratório com microscópio, orientações educativas, atividades interativas e muito mais.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
Nesta quarta-feira, dia 10, os permissionários que trabalham na Central de Abastecimento receberam as chaves para retornarem as atividades no novo espaço público totalmente requalificado.
A entrega ocorreu na sala de reuniões da prefeitura e contou com representantes do ramo alimentício, o prefeito Eriton Ramos, Joelma Aneide, chefe de Gabinete, Adejair Estevam, secretário de Ordem Pública (SEMOP), e George Alisson, assessor especial.
Na ocasião, foi entregue o Termo de Concessão, onde habilita os vendedores a terem direito ao espaço, contendo orientações sobre a forma de utilização do boxe, entre outras observações.
Com 16 anos de trabalho na Central, Seu José Renato, de 64 anos, relembra os anos passados e fala das novas expectativas para o que está por vir: “A situação era difícil, né? Porque a gente tinha que estar todo dia: montar a barraca de manhã e, no fim do dia, tirar. No outro dia, trazer de novo, chovendo ou com sol. Então, as coisas eram difíceis. Estou pensando que as coisas vão ficar bem melhor. Está mais bonito, estou mais incentivado de novo, coisa melhor. Então, até para trabalhar é melhor, porque aí você vai encontrar tudo bem organizado. Então, eu acho que vai, graças a Deus, dar tudo certo. Em nome de Jesus”.
Ainda nesta quarta, após a entrega das chaves, os trabalhadores puderam realizar a vistoria do espaço, contando com a presença do secretário Adejair.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFO), está a todo vapor com o programa “Asfalta Candeias”.
O benefícios chegou às ruas Ana Neri, Itororó e Padre Antônio Góes, localizadas no bairro do Santo Antônio, visando melhorar a mobilidade urbana da região e a rotina dos moradores locais e de bairros adjacentes.
Dona Josedalia, de 67 anos, moradora dessa localidade, parabenizou a pavimentação feita e relatou, que com a rua asfaltada, a autoestima também é devolvida.
O projeto já passou pelo bairro do Malembá de Baixo e Malembá, no distrito de Passé, e continua seguindo por outras localidades da cidade.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
Na tarde desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Obras (SEINFO) e Manutenção (SEMAN), iniciou o processo de concretagem em toda extensão da Passarela da Nova Candeias.
O equipamento que foi interditado pela própria Prefeitura por medida de segurança, tem pouco mais 82 metros de cumprimento e 1,22 de largura.
Antes da recuperação do piso, o equipamento também vem passando por recuperação na pintura e iluminação na parte superior.
Com o avançar das obras, a passarela deve ser entregue à população nos próximos dias, garantindo bem estar e segurança para quem trafega por uma das vias mais movimentadas da cidade.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
A quadrilha junina Brilho de Candeias vai representar o município de Candeias, nesta quarta-feira (10), no Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, que será realizado na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador.
A Brilho de Candeias é organizada pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer (SESLA).
O evento reunirá 60 quadrilhas juninas de diversas regiões da Bahia em uma grande celebração da cultura popular e tem como objetivo fortalecer e valorizar as quadrilhas juninas, reconhecidas como importantes manifestações da cultura nordestina e patrimônio cultural brasileiro.
A Brilho de Candeias tenta alcançar um grande feito que é chegar na categoria de Semi-Especial, um degrau abaixo do grupo de elite das melhores quadrilhas juninas do Estado, representados por dez grupos.
O grupo de Candeias aposta este ano num enredo desafiador: “Rapadura: o pão nosso de cada dia”, em alusão aos grandes desafios enfrentados diariamente pelos nordestinos, que ao mesmo tempo se torna doce pela forma que o nordestino encara às dificuldades.
O grupo é formado por 64 componentes, moradores da sede e dos distritos da cidade.
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SESUR) e a Secretaria de Educação (SEDUC), realizou na manhã desta quarta-feira (3), uma visita ao Parque Zoológico de Salvador, com a presença de alunos de 9 a 13 anos, acompanhados de seus docentes.
Na oportunidade, os estudantes tiveram uma aula expositiva da Fauna brasileira, podendo encontrar animais como: macaco-prego-louro, hipopótamo, urso, anta, veado, arara, tucano, entre outras espécies.
O passeio foi guiado pelas biólogas Natália e Raquel, que de acordo com elas, os animais que estavam ali tem a sua história, mas que todos eles são preservados para evitar o risco de extinção.
A programação faz parte da Semana do Meio Ambiente, que visa motivar estudantes e professores a serem agentes transformadores da sociedade. As comemorações continuam por toda a semana.
VEJA VÌDEO:
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento
Com foco no desenvolvimento sustentável e sob o tema “Camaçari com
raízes no futuro”, foi aberto oficialmente o EcoJunho 2026 nesta segunda-feira
(8), no Horto Florestal. Esta é a segunda edição do evento realizado pela
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur), que
acontece até 14 de junho (com exceção do dia 13) com mais de 60 atividades, que
integram a programação da Semana do Meio Ambiente.
Durante a abertura foi assinada a Carta de Intenções do Pacto Verde, documento
que representa ações de fortalecimento da governança climática e da cooperação
entre diferentes setores para a construção de uma cidade mais sustentável.
“A Sedur faz a Semana do Meio Ambiente dizendo que Camaçari tem raízes
no futuro e o futuro chegou. As raízes estão aí, esparramadas por todo o
município. Nós temos, sim, que trabalhar cada vez mais, respeitando a questão
do sistema ambiental do nosso município e fazer com que as empresas, que estão
se instalando, entendam que elas têm que dar contribuição para despoluir o meio
ambiente”, afirmou o prefeito Luiz Caetano, lembrando o plantio de árvores
realizado no último fim de semana no calçadão do Centro da cidade.
A programação do evento foi ressaltada pelo titular da Sedur, Rodrigo
Nogueira. “O objetivo nesses dias é chamar a consciência da população para as
questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nós contamos com a
participação da população e estamos construindo uma programação com estudantes
da rede pública e particular do município, com entidades privadas, com setores
da indústria e do comércio”, pontuou o gestor, ao enfatizar que este ano a
pasta tem como objetivo arborizar vias urbanas.
O EcoJunho 2026 convida a população a refletir sobre os desafios
climáticos do presente e, principalmente, sobre as soluções para garantir um
futuro mais sustentável em Camaçari. Ao longo da programação, o público poderá
participar de palestras, oficinas práticas, rodas de conversa, experiências
educativas, ações de mobilização comunitária e atividades voltadas para temas
como governança climática, economia verde, cidades inteligentes, turismo
sustentável, preservação dos manguezais e consumo consciente.
Confira, abaixo, a
programação completa do EcoJunho 2026:
Segunda-feira (8)
14h – Expedição Pequenos Guardiões: natureza, aprendizado e
pertencimento
14h às 16h30 – Oficinas Tramas da Natureza
14h – Pausa Verde: Cuidado e Equilíbrio no Território
14h30 – Blitz BioMangue Limpo
(Itacimirim); durante todo o dia Território Imersivo Conexões entre Cidade,
Natureza e Futuro Projeto Troca Sustentável
Terça-feira (9)
ASG na Construção do Futuro de Camaçari: experiências, inovação e
impacto territorial
8h às 12h – Oficina Prática Ciclo Verde: da Compostagem à Horta Vertical
9h às 14h – Expedição Pequenos Guardiões: natureza, aprendizado e
pertencimento
9h – ASG na Gestão Municipal: decisões inteligentes para cidades do
futuro
9h50 – Dinâmica colaborativa: desafios e soluções para Camaçari
10h30 – ASG no Território: inovação, responsabilidade e compromisso com
o futuro
11h10 – ASG na Prática: estratégias aplicadas à gestão e aos negócios
12h10 às 13h20 – Intervalo para almoço
13h40 – Olhos do Céu: tecnologia inteligente aplicada à fiscalização e
proteção ambiental
14h – Cine Natureza: aprender, refletir e cuidar
14h30 – Ideias que Transformam
18h – Smart Cities, ASG e
Transformação Territorial: soluções para os desafios urbanos contemporâneos;
durante todo o dia, Território Imersivo Projeto Troca Sustentável
Quarta-feira (10)
Floresta que Gera Futuro: economia verde, criatividade e educação
ambiental
9h às 11h30 e 14h às 16h30 – Consumo Inteligente: escolhas que
transformam
9h às 14h – Respirar, Mover, Preservar
9h às 14h – Expedição Pequenos Guardiões: natureza, aprendizado e
pertencimento
10h – Ecossistema de Impacto: inovação e transformação territorial
11h – Negócios do Futuro: desenvolvimento sustentável e oportunidades
verdes
12h às 13h – Intervalo para almoço
14h às 16h – Gente que faz Camaçari Florescer: histórias, saberes e
soluções locais
16h30 às 19h – Concentração e atividades da Corrida EcoAtiva
19h às 21h – Corrida EcoAtiva (largada e chegada); durante todo o dia
Território Imersivo Projeto Troca Sustentável
Quinta-feira (11)
Entre o Verde e o Mar: turismo sustentável, experiências e identidade
territorial
7h – Território Vivo: caminhos, cultura e experiências do território
9h às 14h – Mapa Vivo: escuta, identidade e construção do território
9h – Logística Reversa e Economia Circular: caminhos sustentáveis para o
futuro
9h às 14h – Expedição Pequenos Guardiões: natureza, aprendizado e
pertencimento
9h às 14h – Respirar, Mover, Preservar
10h30 às 15h – Laboratório de Ideias Verdes: criatividade, inovação e
soluções para o território
15h40 – Quanto Vale uma Árvore?; durante todo o dia Território Imersivo
Projeto Troca Sustentável Compostar e Transformar: sustentabilidade na prática
Sexta-feira (12)
Entre Espécies: Bem-Estar, Cuidado e Conexão com a Vida
8h30 às 11h30 – Conexão Pet: Mutirão de Cuidado Animal
8h30 às 11h30 – Saúde em Equilíbrio: Corpo, Mente e Natureza
8h30 às 9h10 – Cultivando o Bem-Estar
9h15 às 9h55 – Saúde Animal na Prática
10h às 10h30 – Cãominhada EcoJunho
10h30 às 11h10 – Saúde Compartilhada: prevenção de zoonoses
11h15 às 11h55 – Família Multiespécie: afeto e convivência
Até 11h Território Imersivo
Domingo (14)
Raízes em movimento
7h – Raízes sobre Rodas: Pedal Ecológico e Plantio Urbano (iniciativa da
Limpec), atividade tem saída da sede da empresa pública e segue pelo cinturão
verde de Camaçari
Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento