12/05/2026

Futuros moradores participam de vistoria em apartamentos do Residencial Verdes Horizontes II

A expectativa e a emoção tomaram conta das 192 famílias ao entrar pela primeira vez no apartamento em que vão morar no Residencial Verdes Horizontes II, do programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nesta terça-feira (12).  Esta foi a etapa de vistoria dos futuros moradores, que precede a entrega das chaves.

Organizando a mudança com os dois netos, a técnica de enfermagem, Sueli do Nascimento Souza, 51 anos, afirma que é a realização de um sonho. “Eu gostei, principalmente, quando vi o interfone, me deixou bastante alegre. Cheguei aqui, me informei, e vai dar mais segurança pra gente. É um ponto positivo. Eu sonhei muito com esse momento”, contou a beneficiária que vai poder sair do aluguel. No ato da vistoria, ela aproveitou pra analisar onde colocaria os móveis e os eletrodomésticos no novo lar.

Inscrita como pessoa com deficiência (PcD), a aposentada Amanda Brasil Pereira, 28 anos, também foi beneficiada e residirá com o filho Arthur Matos Pereira Lopes, 9 anos. “Eu gostei muito. É do jeito que eu queria, que tava pensando, que tava profetizando todos os dias. Estou muito feliz”, afirmou.

A garantia de direitos foi destacada pelo assistente social da Secretaria da Habitação de Camaçari (Sehab), Pedro Libório. “Quando trabalhamos à frente do programa Minha Casa, Minha Vida entende que as pessoas estão além da vulnerabilidade social. Então, é uma sensação maravilhosa quando a gente vê pessoas tendo dignidade habitacional entrando na sua casa. É tão gratificante perceber a comunidade LGBTQIA+, também pessoas negras, mulheres, em sua maioria, homens também sendo contemplados com o sonho da casa própria”, pontuou.

O residencial é composto por 12 blocos de quatro andares, com um total de 192 apartamentos – sendo quatro por andar. As unidades são de dois quartos, com sala, cozinha, banheiro e varanda. O condomínio ainda conta com academia, centro comunitário, parque infantil, casa de lixo, quadra esportiva e biblioteca. 

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento



Share:

MCMV: moradores recebem chaves dos Residenciais Verdes Horizontes I e II nesta quinta


As 384 famílias contempladas com apartamentos nos residenciais Verdes Horizontes I e II receberão as chaves dos imóveis nesta quinta-feira (14), às 10h. A cerimônia de entrega contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro das Cidades, Vladimir Lima, do prefeito Luiz Caetano e do governador Jerônimo Rodrigues.

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Camaçari e os governos estadual e federal, os empreendimentos estão localizados na Avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo. Para a construção dos residenciais, foram investidos mais de R$ 65 milhões, via Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
 
Cada residencial é composto por 12 blocos com prédios de quatro andares e 192 apartamentos, sendo quatro unidades por andar. Cada imóvel conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Os condomínios também dispõem de infraestrutura voltada ao lazer e à convivência, com academia, centro comunitário, parque infantil, casa de lixo, quadra esportiva e biblioteca.
 
Os residenciais Verdes Horizontes I e II fazem parte de um conjunto mais amplo de empreendimentos habitacionais em construção no município, que soma 1.712 unidades. O pacote inclui ainda os imóveis do Serra Verde I e II (480); Novo Horizonte I e II (464); e Parque Residencial Montenegro I e II (384).  

Recentemente, o município foi contemplado com mais 160 unidades habitacionais do Alpha Residencial, totalizando 1.872 novos lares em Camaçari. A iniciativa visa reduzir o déficit habitacional e promover inclusão social por meio de políticas públicas estruturantes.


Foto: Patrick Abreu

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Obras de Infraestrutura em quatro munícipios terão o investimento total de R$ 38,8 milhões

Foto: Divulgação / Seinfra

Os processos licitatórios para a execução das obras de infraestrutura em quatro diferentes municípios baianos, que são Vitória da Conquista, Nova Fátima, Nazaré e Boquira, a serem realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foram iniciados com a divulgação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE). As ações são de pavimentação de rodovias e para construção de ponte e de novo terminal rodoviário. Com um investimento previsto de R$ 38,8 milhões, a próxima etapa das licitações, que tiveram os avisos publicados no último sábado (09), será a abertura das propostas em 26 de maio.


No Sudoeste baiano, mais precisamente em Vitória da Conquista, os acessos às BAs 263 e 693 e à BR-116 serão pavimentados em um total de 14,1 km. A obra com investimento estimado de R$ 13,8 milhões facilitará a chegada até as localidades, como Batuque, Vereda do Progresso, Campo Formoso, Veredinha, Abelhas, Inhobim, Queimadas, Matinha, Corta Lote, Poço Verde e Lagoa do Boi. Já em Nova Fátima, na região da Bacia do Jacuípe, o trajeto dos moradores do povoado de São Joaquim até a sede municipal para acesso à saúde, educação e ao setor de comércios e serviços será mais rápido e seguro com o asfaltamento do trecho de 12,3 km. Com o valor previsto de R$ 16,3 milhões, também contemplará o escoamento da produção da pecuária leiteira.

“As obras que conectam os distritos e povoados à malha rodoviária pavimentada do estado são de grande importância não só para a mobilidade dos moradores no dia a dia, mas, também, por serem vetores de desenvolvimento econômico. Com a pavimentação desses trechos, o escoamento da produção agrícola e pecuária local fica garantido, especialmente durante o período de chuvas. Essas intervenções também contribuem para a geração de emprego e renda nas comunidades do entorno dos núcleos agrícolas”, destaca Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura.

Ponte sobre o Rio Jaguaripe, em Nazaré

Quando chegar em Nazaré, o deslocamento entre as regiões do Recôncavo e do Baixo Sul baiano será facilitado com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguaripe, na passagem urbana do município, que dá acesso à BA-001. A ponte com 61 m de extensão será implantada entre os bairros de Apaga Fogo e Muritiba e atenderá aos 27 mil moradores da região do Recôncavo. As ações vão ajudar na atração de novos negócios para a região, além do desenvolvimento da agricultura local. A obra tem valor estimado de R$ 6,6 milhões.

Novo Terminal Rodoviário de Boquira

Em Boquira, um novo terminal rodoviário será construído pela Seinfra a fim de atender aos mais de 19 mil moradores do município. A licitação para a implantação do equipamento rodoviário, que será feita em um terreno de 9.919,38 m² e contará com 4,7 mil m² de área construída, também foi iniciado no último sábado (09). A estrutura contará com 4 baias ônibus. As ações têm o investimento previsto de R$ 2,1 milhões.

Fonte: Ascom / Seinfra
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Voltado para empreendedores, Casa do Trabalho sedia Salão de Crédito nesta sexta-feira


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec) realiza, nesta sexta-feira (15), das 9h às 16h, o Salão de Crédito, iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores, além de trabalhadores autônomos do município. A ação acontece na Casa do Trabalho, com entrada gratuita.

O evento tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito, oferecendo orientação financeira, apoio no planejamento de capital de giro e negociação direta com agentes financeiros. A programação contará ainda com palestras, oficina e atendimento especializado aos participantes.

No período da manhã, o público poderá acompanhar a palestra de abertura e iniciar os atendimentos individuais. Já à tarde, a partir das 13h, a programação segue com oficina e novos atendimentos direcionados aos empreendedores.

A iniciativa busca fortalecer os pequenos negócios locais, promovendo acesso à informação, orientação e oportunidades de desenvolvimento econômico para quem deseja ampliar, organizar ou investir em suas atividades.

Participam da ação as instituições financeiras Banco Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, Sicredi, Sicoob, Desenbahia e CrediBahia.


Foto: Juliano Sarraf
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Equipe do ISSM realiza visitas técnicas a instituições financeiras em São Paulo


Com o objetivo de fortalecer a gestão dos recursos previdenciários e ampliar o acompanhamento das estratégias de investimento, o Comitê de Investimentos do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) realizou, entre os dias 6 e 8 de maio, uma série de visitas técnicas a instituições financeiras e gestoras de investimentos em São Paulo.

 

A agenda contou com a participação da diretora superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, do gestor de recursos e presidente do Comitê de Investimentos, Henrique Rocha, dos membros do Comitê, Milena Tavares, Pedro Jorge Guimarães e Diego Silva, além da secretária do Comitê, Naiana Aguiar.

 

A agenda contou com a participação da diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, do gestor de recursos e presidente do Comitê de Investimentos, Henrique Rocha, dos membros do colegiado Milena Tavares, Pedro Jorge Guimarães e Diego Silva, além da secretária do comitê, Naiana Aguiar.

 

Durante os três dias, a comitiva visitou as sedes de instituições financeiras, como Itaú Asset, Bradesco Asset, Kinea Investimentos e BTG Pactual, onde participou de reuniões técnicas voltadas à análise do cenário econômico, estratégias de alocação de recursos, perspectivas do mercado financeiro e gestão de fundos de investimento.

 

As visitas integram as ações de governança e qualificação contínua adotadas pelo ISSM, com foco em garantir mais segurança, transparência e eficiência na administração dos recursos previdenciários dos servidores municipais.

 

Segundo a diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, a iniciativa reforça o compromisso com uma gestão responsável e alinhada às melhores práticas do mercado. “Essas visitas técnicas são fundamentais para acompanhar de perto o desempenho dos investimentos e conhecer novas estratégias que possam contribuir para a sustentabilidade do nosso instituto, com foco é assegurar uma gestão cada vez mais eficiente e segura para os segurados”, destacou.

 

O gestor de recursos e presidente do Comitê de Investimentos, Henrique Rocha, ressaltou a importância do contato direto com as gestoras para subsidiar as decisões do colegiado. “A aproximação com gestores e analistas permite uma compreensão mais aprofundada dos cenários econômicos e das estratégias utilizadas pelos fundos onde os recursos estão aplicados. Isso fortalece o processo de tomada de decisão do comitê, trazendo mais segurança e embasamento técnico para a gestão dos recursos previdenciários”, afirmou.


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento



Share:

Entrega dos kits da 2ª Corrida da Classe Trabalhadora será realizada na sexta


Os participantes da 2ª Corrida da Classe Trabalhadora devem ficar atentos à alteração no local e na data de entrega dos kits da competição, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari (Sejuv). A retirada acontecerá na sexta-feira (15), das 10h às 19h, na Cidade do Saber (CDS).

 

Voltada para atletas, trabalhadores e entusiastas da prática de corrida de rua, o evento será realizado no sábado (16), com concentração às 18h, em frente ao Centro Universitário Famec – Unifamec, na Avenida Jorge Amado. A iniciativa tem como proposta incentivar a saúde, a integração e a qualidade de vida por meio do esporte.

 

Para retirar o kit, os cerca de 2 mil inscritos deverão apresentar documento oficial com foto, comprovante de inscrição e a contrapartida solidária, que são 2 quilos (kg) de alimentos não perecíveis dentro do prazo de validade e em boas condições de consumo. A retirada por terceiros será permitida mediante apresentação de cópia do documento oficial do participante inscrito, além da entrega dos mantimentos.

 

O kit atleta inclui camiseta oficial, de uso obrigatório durante a prova e premiação; número de peito; chip descartável de cronometragem; e a neobag (sacola personalizada). Após a corrida, os participantes que concluírem o percurso receberão medalha de participação e kit lanche.

 

Com percurso de 5 quilômetros (km), contando ainda com três pontos de hidratação ao longo do trajeto, a prova passará por pontos importantes da cidade, a exemplo das imediações do Assaí Atacadista, Reserva Camassarys e Avenida das Palmeiras.

 

A competição contempla categorias masculina e feminina, divididas entre classificação geral, sindicato, faixas etárias e pessoas com deficiência (PcDs), incluindo andantes e cadeirantes.


Foto_Patrick Abreu


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Mulher é morta a facadas pelo irmão enquanto dormia; crime ocorreu em cidade baiana

📷:: Reprodução/g1


Uma mulher de 41 anos foi morta a facadas pelo irmão, neste sábado (9), enquanto dormia em Itaberaba. O suspeito do crime, identificado como Silvestre Rangel da Silva, de 39 anos, foi preso em flagrante. Conforme a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Jéssica Rangel da Silva. 

Segundo testemunhas, a mulher chegou a ser socorrida para uma unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito foi localizado por policiais militares enquanto era agredido por populares. Ele recebeu atendimento médico e foi apresentado na delegacia. Guias para perícia e remoção foram expedidas. Ainda não há detalhes sobre motivação do crime. O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Itaberaba). 

Fonte: (g1)

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento



Share:

Candeias: “SEMAN nas Escolas” inicia projeto sobre educação ambiental e descarte consciente de lixo



A Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (SEMAN), em parceria com a Empresa Essencis BA, iniciou na semana passada um ciclo de palestras sobre educação ambiental e descarte consciente de lixo, para professores e gestores das escolas municipais. As primeiras unidades contempladas foram Marise de Campos e São João Batista.

A ação faz parte do projeto “SEMAN nas Escolas”, que tem como objetivo conscientizar professores e alunos do município, com foco na construção de uma cidade mais sustentável no futuro.

O técnico ambiental Marcelo Caetano, representante da empresa, conduziu a palestra com o tema “Educação ambiental: plantando o futuro hoje”, destacando práticas como redução de resíduos nas escolas, criação de hortas e estratégias para engajar os alunos.

Foram abordados ainda temas como separação correta do lixo, preservação da água e do solo e consumo consciente.

“A gente precisa trabalhar a conscientização tanto com os adultos quanto com as crianças. Quando esse cuidado é aprendido desde cedo e reforçado em casa, a cidade toda ganha”, afirmou o secretário da pasta, Alan Cássio.

Marcelo Caetano reforçou que os professores têm papel fundamental na eficácia do projeto. “O ponto central são os educadores, que vão repassar todo esse conhecimento aos alunos”, disse.

Além disso, estão previstas ainda oficinas práticas para alunos e gestores, com uso de recursos digitais e materiais que serão disponibilizados pela empresa. O ciclo de palestras segue ao longo da semana em outras unidades da rede municipal, na sede e nos distritos.

VEJA VÌDEO:

Share:

Uma pessoa morre e quatro ficam feridas após ônibus tombar na BR-324

📷:Divulgação/PRF

Um ônibus da empresa Cidade Sol tombou na manhã desta terça-feira (12), no km 603 da BR-324, na altura da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O veículo transportava trabalhadores da capital baiana para o Polo Industrial de Camaçari.

Segundo informações preliminares divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem, com menos de 40 anos, morreu no local. Outras quatro pessoas sofreram ferimentos leves.

Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência, que segue em andamento. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Apesar do sinistro, o trânsito flui normalmente nas duas faixas da rodovia.

Share:

VÌDEO: Coordenação de Eventos e comerciantes dialogam sobre estrutura do Camaforró 2026


A organização do Camaforró 2026 deu mais um passo e apresentou a planta do Espaço Camaçari 2000 para a montagem da estrutura do evento, que ocorre entre os dias 20 e 23 de junho. A reunião foi realizada nesta segunda-feira (11), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), entre a Coordenação de Eventos da Prefeitura de Camaçari, representantes da Associação de Comerciantes de Eventos Populares de Camaçari (ACEPC), e das secretarias de Serviços Públicos (Sesp) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

 

A coordenadora de Eventos, Aline Marques, enfatizou a importância do diálogo para a construção da festa. “O objetivo é garantir uma organização construída em conjunto, ouvindo os comerciantes e alinhando cada etapa para que o evento aconteça de forma planejada e acolhedora para todos”, afirmou.

 

O encontro teve como foco principal discutir o atendimento aos barraqueiros que atuarão durante os festejos juninos, buscando soluções que contemplem tanto a estrutura do evento quanto às necessidades dos trabalhadores envolvidos.

 

Luzia Pereira dos Santos, presidente da ACEPC, ressaltou a satisfação da categoria em participar das discussões. “É muito importante perceber esse cuidado da gestão em ouvir os comerciantes e buscar caminhos junto com a gente. Isso fortalece o trabalho de todos”, avaliou.

 

O presidente do Conselho Fiscal da ACEPC, Adelmo Santana, também avaliou positivamente o encontro. “Ficamos felizes em ver a gestão tratando o tema com atenção e mantendo esse diálogo aberto com os trabalhadores que fazem parte da festa. Afinal, a gente tem propriedade para ajudar a construir esse importante festejo para nossa região metropolitana”, pontuou.

 

Durante a reunião, foi informado, ainda, que a data para o cadastramento dos barraqueiros, procedimento realizado sob supervisão da Sesp, será comunicada em breve.

 

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, órgão vinculado à Segov, o Camaforró 2026 integra o calendário junino do município. Ao longo de todo o mês de junho, a cidade também celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, mantendo vivas as tradições em diversos bairros da sede e da orla.


Foto: Juliano Sarraf

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


VEJA VÌDEO:
Share:

MCMV: Prefeitura publica lista definitiva de contemplados e convoca para vistoria do Residencial Verdes Horizontes II


A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab), torna pública a lista definitiva dos contemplados para o Residencial Verdes Horizontes II, empreendimento do programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV) localizado na Avenida Industrial Urbana, bairro Ponto Certo. Com a publicação, os beneficiários foram convocados para a vistoria dos apartamentos que ocorrerá nesta terça-feira (12), das 9h às 13h.

Os nomes dos beneficiados constam no Diário Oficial do Município (DOM) n.º 2864, desta segunda-feira (11). O residencial conta com 192 apartamentos, do tipo dois quartos, destinados às famílias selecionadas conforme os critérios definidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades.

A etapa de vistoria antecede a entrega oficial dos imóveis, prevista para acontecer ainda esta semana. A lista definitiva pode ser conferida neste link. [https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/diario-2864.certificado-2.pdf]

Foto: Patrick Abreu

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Arquivo do Site

Signo