25/06/2026

Bombeiros do 20° BBM retiram corpo preso em ferragens após acidente veicular

 


Equipes do 20º BBM, com sede em Bom Jesus da Lapa, realizaram o desencarceramento de um corpo que ficou preso nas ferragens após acidente veicular. A ocorrência aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na BR-349, entre São Félix do Coribe e Bom Jesus da Lapa.

No local, os bombeiros constataram que se tratava de uma colisão entre um caminhão boiadeiro e uma caminhonete. Após a retirada do corpo, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação e demais procedimentos legais.

As equipes também atuaram para conter um derramamento de óleo na pista.


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Fiação de poste entra em chamas e preocupa moradores na Federação durante a madrugada

📷Reprodução

A fiação de um poste na Avenida Cardeal da Silva, localizada no bairro da Federação, em Salvador, pegou fogo durante a madrugada desta quinta-feira (25), causando grande preocupação entre os moradores. Segundo relatos, o incêndio teve início por volta das 3h.

Imagens capturadas no momento mostram o fogo consumindo completamente a fiação, gerando pânico na comunidade. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi chamado e conseguiu controlar as chamas. O incidente deixou a região sem energia elétrica e acesso à internet. Para solucionar o problema, equipes da Neoenergia Coelba e empresas de telecomunicações foram acionadas para realizar os reparos necessários e restabelecer os serviços interrompidos.

Share:

Homem invade casa da ex-companheira, faz ameaças de morte e vítima consegue desarmar suspeito na Bahia


Um suspeito, de 32 anos, foi desarmado pela ex-companheira, no momento em que ele proferia ameaças de morte contra ela, nesta quarta-feira (24), no distrito de Ceraíma, em Guanambi, interior da Bahia.

Conforme informações do portal Achei Sudoeste, o homem invadiu a casa da vítima e, portando uma arma de fogo, exigiu que ela retomasse o relacionamento amoroso com ele. Na ocasião, ele chegou a dizer que, se ela recusasse, iria tirar a vida dela e dos filhos. Para intimidar a mulher, ele efetuou um disparo para o alto.

Ainda segundo o portal, momentos depois, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou guarnições da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar para atender a ocorrência. Às equipes, ela relatou que, em um momento de desespero e coragem, ela conseguiu tomar a arma das mãos do ex-companheiro. Após ter sido desarmado, o homem fugiu do local.

Share:

Preparação da Sesab garante atendimentos a vítimas de queimaduras



Com equipes reforçadas e preparadas para os atendimentos durante os festejos de São João, hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantiram o atendimento às vítimas de queimaduras e explosão de bombas, ocorrências comuns no período. Do dia 19 até às 8h desta quinta-feira (25), 99 pessoas precisaram ser encaminhadas para unidades hospitalares da Sesab. Do total, 27 foram por conta de queimaduras com fogos ou fogueiras, 58 por conta de explosão de bomba e outras 14 queimaduras por conta de guerra de espadas. Em 2025, do dia 18 de junho até o dia 25 de junho, foram registradas 72 ocorrências relacionadas aos festejos juninos.

Referência no atendimento a vítimas de queimaduras e com um Centro de Tratamento de Queimados com destaque nacional, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, foi a unidade que recebeu o maior volume de atendimentos, ao todo 58 pessoas deram entrada. Também referência no tratamento de queimados, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus recebeu 16 pacientes.

Os demais atendimentos foram registrados no Hospital Geral de Vitória da Conquista (7), Hospital Regional Dr Mário Sobrinho (2), em Irecê, Hospital Regional de Juazeiro (2), Hospital Regional de Paulo Afonso (2), Hospital Geral Prado Valadares (8), em Jequié, Hospital Geral Clériston Andrade (2), em Feira de Santana, Hospital Geral Santa Tereza (1), em Ribeira do Pombal, e Hospital Estadual de Jaguaquara (1).

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirma que a preparação prévia garantiu que a assistência pudesse ser ofertada de maneira adequada. “O planejamento e o reforço das equipes fizeram com que as unidades hospitalares conseguissem dar conta da demanda durante o São João”, afirma.

Prevenção de ISTs

Durante o São João, a Sesab também ampliou as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os postos de testagem montados pela Sesab realizaram 58.834 testes para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Dos testes realizados, 652 tiveram resultado positivo, sendo 30 reagentes para HIV, 16 para hepatite B, 18 para hepatite C e 588 para sífilis. Ao todo 193 pessoas optaram por iniciar o tratamento da sífilis nos próprios postos de testagem.

Foram 16 postos de testagem montados pela Sesab, nos municípios Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Em Itabuna, os atendimentos irão do dia 25 ao dia 28, no Itapedro. Em Eunápolis o serviço será disponibilizado de 1º a 4 de julho durante o Pedrão 2026.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Estado, Eleuzina Falcão, destaca que é importante pontuar que esta não é uma ação isolada. “Este trabalho faz parte do conjunto das Diretrizes para a Eliminação da Aids e Transmissão do HIV como problema de saúde pública, assim como a sífilis e hepatites B e C dentro do Programa Brasil Saudável”, afirma.

Atendimento às emergências

Os dois postos de saúde montados em Salvador, um em Paripe e outro no Pelourinho, para atendimento às emergências, registraram 169 entradas, sendo 169 no Pelourinho e 27 em Paripe, onde a festa foi no período de 19 a 21 de junho.

A maior parte das ocorrências foi por conta de cefaleia, dor abdominal e intoxicação alcoólica.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

24/06/2026

Ação da Sesab, posto de testagem para ISTs soma 3.149 exames realizados no São João de Cruz das Almas



Com recorde de público na Praça da Juventude, embalada por shows de artistas como João Gomes, Daniel Vieira, Chambinho do Acordeon e Toque Dez, a noite desta terça-feira (23) registrou grande movimentação no posto de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalado pelo Governo do Estado no circuito do São João de Cruz das Almas.

Desde a abertura dos festejos juninos de 2026 no município, a estratégia da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já contabiliza 812 atendimentos, 617 aconselhamentos e 3.149 testes realizados.

Para o coordenador administrativo do Núcleo Regional de Saúde Leste, Ricardo Santos, os números refletem o fortalecimento da iniciativa e a confiança da população no serviço ofertado pela Sesab durante o período. “Estamos no segundo ano da ação no São João de Cruz das Almas e percebemos um crescimento importante na adesão da população. Temos conseguido alcançar um número maior de pessoas do que no ano passado e observamos também o retorno de usuários que participaram da testagem em 2025 e voltaram este ano. Isso demonstra que o serviço oferecido tem gerado confiança e incentivado o acompanhamento contínuo da saúde”, destacou.

Entre os usuários do serviço está o estudante de Educação Física Lucas Vitoriano, de 29 anos, morador de Salvador. Frequentador assíduo do São João de Cruz das Almas, ele aproveitou mais uma vez a passagem pela cidade para realizar os exames. “Todo ano eu venho e é sempre uma experiência diferente. Vim com os amigos e tenho família aqui também, aí venho passar as festas. Sempre faço os testes e, no ano passado, também fiz aqui no posto da Sesab. É importante sempre se testar e sempre se proteger em qualquer ocasião. Foi tudo muito rápido, sem demora, e o atendimento é muito bom”, relatou.

Do total de exames realizados no posto de Cruz das Almas este ano, 32 tiveram resultado positivo, sendo 31 para sífilis e um para HIV. Entre os casos reagentes para sífilis, nove usuários do serviço optaram por iniciar o tratamento no próprio posto de testagem, enquanto sete foram encaminhados para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Não foram registrados casos de Hepatite B e C.

Além da testagem e do aconselhamento, a equipe da Sesab realizou a dispensação de 10 autotestes para HIV, uma Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e três Profilaxias Pré-Exposição (PrEP), ampliando as estratégias de prevenção e cuidado ofertadas à população durante os festejos. A iniciativa inclui ainda a distribuição gratuita de preservativos e o encaminhamento para acompanhamento especializado quando necessário.

Este ano, a Secretaria da Saúde do Estado instalou postos de testagem rápida em 16 municípios com grande fluxo de visitantes durante o período junino: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha. Além disso, foram implantados três postos de saúde: um em Ipirá e dois em Salvador (nos bairros de Paripe e Pelourinho).

Integrada ao plano do Governo do Estado para o São João 2026, a iniciativa compõe um pacote de investimentos de R$ 8,8 milhões, que prevê também o reforço de 4.722 plantões nas unidades de saúde e a intensificação das ações de vigilância e fiscalização.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Com ações de São João, Sesab realiza 54 mil testes de ISTs e garante atendimentos relacionados às festas


As ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante o São João 2026 alcançaram resultados expressivos em todo o estado, reforçando a assistência à população e as estratégias de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante as festas juninas deste ano, até às 8h desta quarta-feira, foram realizados 53.987 testes rápidos nos postos de testagem montados pela Sesab, além da distribuição de mais de 1,6 milhão de preservativos.


Os postos de testagem rápida realizaram exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Do total de testes realizados, foram identificados 591 resultados positivos, sendo 537 para sífilis, 27 para HIV, 15 para hepatite C e 12 para hepatite B. A iniciativa também garantiu o início imediato do tratamento para 175 pessoas diagnosticadas com sífilis, que optaram por começar no próprio posto o uso da penicilina benzatina (benzetacil).

As equipes ainda realizaram orientações sobre prevenção combinada, com 1.762 pessoas recebendo informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), resultando em 19 dispensações do medicamento, enquanto 1.587 pessoas foram orientadas sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com 61 dispensações efetuadas. Além disso, 873 autotestes para HIV foram distribuídos.

Dos 16 postos montados pela Sesab para os festejos juninos, ainda funcionarão nesta quarta-feira (24) as unidades nos municípios de Amargosa, Cruz das Almas, Alagoinhas, Irecê, Conceição do Jacuípe e Cachoeira. Em Itabuna, os atendimentos irão do dia 25 ao dia 28, no Itapedro. Em Eunápolis o serviço será disponibilizado de 1º a 4 de julho durante o Pedrão 2026.

“Nosso objetivo é aproveitar a grande circulação de pessoas durante os festejos para ampliar o acesso ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento das ISTs. Os resultados demonstram a importância dessas ações e o compromisso do Governo do Estado com a promoção da saúde da população baiana”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Assistência às emergências

A rede hospitalar estadual registrou 54 ocorrências relacionadas aos festejos juninos. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou o maior número de atendimentos, com 34 registros. O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, registrou seis ocorrências, enquanto no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foram cinco atendimentos. Os demais registros foram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (3), Hospital Dr Mário Dourado Sobrinho (2), em Irecê, Hospital Regional de Juazeiro (1), Hospital Regional de Paulo Afonso (1), Hospital Geral Clériston Andrade (1), em Feira de Santana, e Hospital Estadual de Jaguaquara (1).

Entre os casos registrados nas unidades hospitalares, 17 foram relacionados a queimaduras, 34 a explosões de bombas e três a acidentes provocados por guerra de espadas. 

Na capital baiana, os dois postos de saúde instalados pela Sesab contabilizaram 158 atendimentos. O posto do Pelourinho registrou 131 ocorrências, enquanto a unidade de Paripe realizou 27 atendimentos durante os festejos realizados entre os dias 19 e 21 de junho. Entre as principais causas dos atendimentos estiveram dor abdominal, cefaléia e intoxicação alcoólica.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Brincadeira com espadas juninas termina em morte na Bahia


Um homem de 47 anos, identificado como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento, morreu na noite de terça-feira (23) após sofrer queimaduras ao ser atingido por espadas juninas no município de Sapeaçu, no Recôncavo baiano.

De acordo com a Polícia Militar, equipes da 27ª Companhia Independente (CIPM) foram acionadas após a informação de que um homem havia sido ferido por um artefato típico dos festejos juninos.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima ferida. Tarcísio chegou a ser socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Sapeaçu manifestou pesar pela morte e informou o cancelamento de parte dos festejos previstos para a noite de terça-feira, em respeito à família da vítima, que era sobrinho da escritora e colaboradora Edelzuite Sodré.

As circunstâncias do acidente são apuradas pela Polícia Civil. A corporação reforça que o uso, porte e fabricação de espadas juninas são proibidos na Bahia. A prática pode configurar crime previsto no Estatuto do Desarmamento, com pena de reclusão, conforme a legislação vigente.

Share:

Morte de motociclista em acidente de trânsito em Lauro de Freitas é investigada como homicídio

Um acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (23) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terminou com a morte de um motociclista e está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor.

A vítima foi identificada como Luiz Arthur Yu Leal, de 43 anos. Ele conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo e caiu na pista contrária, sendo atingido por um carro que trafegava no sentido oposto.

O caso aconteceu em um trecho da Avenida Santos Dumont, importante via que liga a capital baiana ao litoral norte, conhecido como BA-099 (Estrada do Coco). Com o impacto, o trânsito na região ficou lento durante o atendimento da ocorrência.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), equipes foram acionadas para o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a prestar socorro, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos.

O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. Não há informações sobre velório e sepultamento até o momento.

O caso foi registrado na 23ª Delegacia Territorial (DT/Lauro de Freitas), que abriu inquérito para apurar as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.

O que é homicídio culposo?

O termo homicídio culposo é usado quando há uma morte causada sem a intenção de matar. Ou seja, não existe dolo (quando há vontade ou intenção), mas sim culpa — geralmente relacionada a imprudência, negligência ou imperícia.

No caso de trânsito, ele é aplicado quando um motorista, por exemplo, provoca um acidente fatal sem ter a intenção direta de causar a morte, mas por alguma conduta considerada inadequada ou descuido ao volante.

Share:

Sete pessoas são presas em operação que investiga funcionários envolvidos em esquema de desvio de máquinas de cartão



Sete pessoas foram presas nesta terça-feira (23), durante uma operação contra uma organização criminosa que desviava máquinas de cartão para a aplicação de golpes. Os cercos ocorreram em seis cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A ação também resultou na apreensão de cerca de R$ 14 mil em espécie, um carro, uma moto, mais de 30 aparelhos celulares, computadores, 117 máquinas de cartão e 1,3 mil chips de celular.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de SP, o bando passou a ser investigado em fevereiro deste ano, após a  descoberta de um esquema em que funcionários de uma empresa de máquinas de cartão desviavam equipamentos para integrantes da organização criminosa.

"Segundo a Polícia Civil, os aparelhos eram reconfigurados para uso em atividades ilícitas, como jogos de azar ilegais e golpes aplicados contra vítimas. O prejuízo é estimado em R$ 1 milhão", disse o órgão. 

O caso foi registrado como furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os sete suspeitos foram indiciados e permanecem à disposição da Polícia Civil, que segue com as investigações sob condução da 1ª DIG da Deic de Araçatuba.


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Camaforró 2026 encerra programação com grandes atrações e consolida edição histórica da festa


Após quatro dias de muita música, tradição e valorização da cultura popular, o Camaforró 2026 chegou ao seu último dia nesta terça-feira (23), consolidando mais uma edição de sucesso da maior festa junina da região. Com uma programação diversificada, o encerramento reuniu artistas de diferentes estilos, garantindo muito forró, piseiro, arrocha e sertanejo, para o público que lotou o Espaço Camaçari.


Representando os talentos da terra, a primeira atração a subir ao palco principal foi a cantora Neide Bassan, que apresentou um repertório repleto de sucessos e evidenciou a força dos artistas locais dentro de uma das maiores festas populares da Bahia. A apresentação foi recebida com entusiasmo pelo público.

“É sempre uma emoção e uma alegria subir ao palco principal e cantar para o povo da minha cidade. Sempre estive presente na programação do Camaforró, desde as primeiras edições. Fico muito feliz em levar toda essa animação para o povo de Camaçari”, destacou a artista.

Na sequência, o palco recebeu Filho do Piseiro, Filomena Bagaceira, Edy Xote, Márcia Fellipe e Murilo Huff, atrações que conduziram o público por uma noite marcada pela diversidade musical e pela celebração das tradições nordestinas. “O Camaforró é uma festa que carrega a essência do Nordeste. Subir nesse palco e ver essa multidão cantando, dançando e celebrando as nossas tradições é emocionante. A gente sai daqui com o coração cheio de gratidão e a certeza de que o forró continua cada vez mais forte”, disse Mammá di Souza, vocalista da Banda Filomena Bagaceira.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi o show da cantora Márcia Fellipe. Com carisma, presença de palco e muita energia, a artista colocou o público para dançar ao som de sucessos que marcaram sua trajetória, transformando o Espaço Camaçari em um verdadeiro arrasta-pé. “Estou muito feliz em fazer parte do São João de Camaçari, essa terra maravilhosa”, afirmou.

Encerrando a programação do palco principal, o cantor e compositor goiano, Murilo Huff, levou os fãs ao delírio ao interpretar hits como Dois Enganados, Desejando Eu, Anestesiado e Só Com Ela. A apresentação reuniu milhares de pessoas que acompanharam cada música e celebraram o encerramento de mais uma edição da festa. “É uma alegria enorme participar de uma festa tão grandiosa como o Camaforró. Foi uma noite inesquecível”, declarou.

Para o prefeito Luiz Caetano, o Camaforró 2026 reafirmou a capacidade de Camaçari de realizar um dos maiores e mais organizados festejos juninos da Bahia.“Encerramos mais uma edição do Camaforró com a certeza de que Camaçari realizou uma das maiores festas juninas da Bahia. Foram quatro dias de muita cultura, geração de renda, segurança, organização e valorização dos nossos artistas. Ver o Espaço Camaçari lotado e as famílias aproveitando cada momento mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo uma tradição que faz parte da identidade do nosso povo”, afirmou o gestor.

A coordenadora de Eventos, Aline Marques, destacou o planejamento e o trabalho integrado das equipes envolvidas na realização da festa. “O resultado que vimos durante esses quatro dias é fruto de muito planejamento e do trabalho integrado de diversas secretarias, diálogo com representantes das associações de barraqueiros, e a própria comunidade. Pensamos em cada detalhe para oferecer conforto, segurança e uma programação diversificada para o público. Encerramos o Camaforró 2026 com o sentimento de dever cumprido e muita gratidão a todos que fizeram parte dessa construção”, ressaltou.

Entre o público, o sentimento era de satisfação. Jorge Santana, que participou pelo segundo dia consecutivo do evento, elogiou a estrutura e a organização da festa. “A programação deste ano ficou ainda mais equilibrada, a decoração estava linda, a organização das barracas foi muito bem pensada e os totens informativos ajudaram bastante. Foi uma experiência incrível viver o São João aqui em Camaçari. Sem dúvida, um dos melhores da Bahia”, afirmou.

Já Débora Bispo aproveitou o último dia de festa ao lado da filha de 12 anos e destacou o ambiente familiar do evento. “Trouxe minha filha para aproveitar o último dia do Camaforró porque acredito que ela também precisa viver essas tradições. Encontramos um ambiente organizado, seguro e com atrações para todas as idades. Foi uma experiência muito especial poder curtir esse momento em família e criar memórias que vão ficar para sempre”, pontuou.

Camaforró 2026

A edição deste ano também foi marcada pela integração entre o Caramanchão e a Vila Maria Bonita, ampliando as experiências culturais para moradores e visitantes. Os espaços receberam apresentações de quadrilhas juninas, manifestações da cultura popular, artesanato, literatura de cordel e atividades voltadas para toda a família, fortalecendo as tradições que fazem do São João uma das maiores expressões da identidade nordestina.

Além da programação artística, o Camaforró 2026 contou com uma ampla estrutura de segurança, monitoramento, acessibilidade, serviços de saúde, ações de direitos humanos, sustentabilidade e geração de renda para ambulantes, barraqueiros e trabalhadores informais. As iniciativas reforçaram o compromisso da gestão municipal com a realização de uma festa inclusiva, segura e acolhedora para moradores e visitantes.

Com recorde de público, grandes atrações e valorização da cultura local, o Camaforró 2026 encerra mais uma edição deixando na memória dos camaçarienses e turistas momentos de celebração, alegria, pertencimento e orgulho das tradições nordestinas.

Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Entre samba, forró e seresta, espaço integrado consolida sucesso na última noite do Camaforró 2026


A véspera de São João foi celebrada em clima de proximidade, tradição e valorização cultural na Vila Maria Bonita e Caramanchão, espaço integrado que encerra nesta terça-feira (23) sua programação no Camaforró 2026, consolidando o sucesso do novo formato. Instalado na área externa do Espaço Camaçari, o ambiente reuniu o público em uma proposta mais intimista, marcada por apresentações de forró, seresta e manifestações culturais que dialogam diretamente com as raízes nordestinas.


A programação musical da última noite privilegiou ritmos tradicionalmente ligados ao período junino e às festas populares, criando uma atmosfera acolhedora para quem buscava uma experiência diferente da movimentação do palco principal.

Um dos destaques da noite foi o grupo Samba Chula Filhos de Oyò, representante de uma das mais importantes expressões da cultura popular do município. O grupo de Camaçari preserva a tradição do samba chula e levou ao público cantos, toques, danças e saberes. Um dos fundadores do grupo, Mestre Plínio Roberto, destacou a felicidade em participar da festa, mais uma vez, além de falar sobre a relação entre o samba e as festividades juninas.

“Tudo começa com a chula. Muitas pessoas se perguntam ‘o que é que tem a ver a chula com forró?’: tem tudo a ver, porque Luiz Gonzaga já cantava ‘Carolina foi pro samba’. Então, é muito importante que tenhamos na nossa cidade essa abertura de portas para que a cultura tradicional venha aqui pra Vila Maria Bonita e Caramanchão, fazer esse movimento, essa contribuição da gente para com o público, para que essa cultura não se perca. É um momento de resgate cultural. Foi tudo lindo, maravilhoso, é só gratidão a Deus e à organização do evento e a todos que contribuem para que o samba chula permaneça vivo na memória dos brasileiros”, disse.

Outro momento da programação da noite no espaço foi a apresentação de Silva Filho – O Gigante da Seresta. Com um repertório marcado pelo romantismo, o artista contribuiu para o clima nostálgico e acolhedor que tomou conta do espaço durante toda a noite.

“É um prazer imenso estar aqui, mais uma vez, no Camaforró e, esse ano, como sempre, está lindo. Nós trouxemos um repertório eclético, tocando o nosso forte, que é a seresta, mas também passando pelo forró, fazendo uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, dentre outros. Estou muito feliz em ver o público tão animado e receptivo”, ressaltou.

Também passaram pelo palco as bandas Lance Nordestino e Zé Rios e Fivela de Aço, o trio nordestino Sivirino e Sua Catrupia, a dupla Alex e Camargo, além dos artistas Wânia Riwer, Daniele Oliveira e Luizão do Baião. As apresentações promoveram um encontro entre o forró tradicional, o forró estilizado e a seresta.

Durante a festa, o público aproveitou o ambiente acolhedor e familiar que marcou a proposta da Vila Maria Bonita e Caramanchão durante todo o Camaforró. É o caso de Joanice Ferreira de Jesus, 53 anos, moradora do bairro Jardim Limoeiro, que contou ter aproveitado o espaço nos quatro dias de festa.

“Vim todos os dias, dancei, sambei, curti, assisti as quadrilhas, vi o show do Mestre Bule-Bule. A programação foi maravilhosa. E é um lugar que gosto muito por ser bastante acolhedor e tranquilo. Hoje, eu vim especialmente para ver a apresentação de Daniele Oliveira”, contou.

Já Jucilene Viana, 42 anos, esteve no espaço integrado, ao lado do esposo, Luciano Silva, e da filha, a pequena Júlia, de 3 anos. Ela também reforçou o ambiente familiar do local. “Vim por dois dias pra cá e achei tudo muito organizado, limpo, seguro e tranquilo, com opções de alimentação e apresentações de qualidade. Bem legal para as famílias”, avaliou a moradora do Ponto Certo.

Ao encerrar a programação, a Vila Maria Bonita e o Caramanchão consolidam uma proposta que foi um dos diferenciais do Camaforró 2026. Pela primeira vez integrados em um único espaço cultural, os ambientes ampliaram as possibilidades de convivência e fortaleceram uma programação pensada especialmente para valorizar as raízes culturais nordestinas e as manifestações populares do município.

Durante os quatro dias de festa, o público acompanhou apresentações de quadrilhas juninas, atrações voltadas para o público infantil, grupos culturais, artistas da terra e nomes importantes da cultura popular. Entre os destaques da programação esteve a participação do mestre Bule-Bule, na segunda-feira (22), poeta, repentista, cordelista e um dos maiores representantes da cultura popular baiana, reconhecido nacionalmente pela defesa das tradições nordestinas.

Além da música, o espaço ofereceu experiências ligadas ao artesanato, aos saberes tradicionais e à convivência. A proposta atraiu especialmente famílias, crianças, idosos e pessoas que buscavam uma alternativa mais tranquila e intimista dentro da programação do São João de Camaçari.

O público ocupou os espaços decorados, visitou a Vila Criativa, acompanhou as demonstrações do Espaço Oleiro - com produção de peças de barro ao vivo - e aproveitou o Espaço Kids que, mais uma vez, garantiu diversão para as crianças com atividades recreativas e acolhimento.

Foto: Juliano Sarraf
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Camaforró Sustentável: Limpec celebra sucesso da coleta seletiva e valorização ao catador


A Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) apresentou um balanço positivo de sua atuação durante os quatro dias do Camaforró 2026, consolidando o evento não apenas como uma grande festa, mas como um exemplo de responsabilidade socioambiental.

Com um planejamento focado na eficiência da coleta seletiva e no suporte aos profissionais envolvidos, a operação alcançou resultados expressivos que reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

O sucesso da iniciativa é refletido nos dados quantitativos. “Mais de uma tonelada foi coletada até o terceiro dia de festa. Um número expressivo que temos de comemorar, comentou o diretor-presidente da Limpec, Júnior Borges. O volume foi o resultado do trabalho de 100 catadores cadastrados, que atuaram diretamente no circuito do evento.

Além da retirada dos resíduos, a Limpec garantiu que todo o material passasse pelo processo de pesagem no local, permitindo que o profissional já saísse do evento com o dinheiro na mão. “A possibilidade do catador já sair com seu dinheiro no bolso, sem que ele precise guardar todo aquele material para depois fazer contrair um vendedor, dá ainda mais valor e dignidade ao trabalho deste profissional”, salientou Júnior Borges.

Um dos pilares da atuação neste ano foi o foco no bem-estar e na segurança dos catadores. Cada profissional recebeu um kit completo com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), farda e sacos de ráfia, garantindo que o manuseio dos resíduos ocorresse de forma digna, organizada e segura.

A Limpec também forneceu uma alimentação rica em proteínas, garantindo que as equipes tivessem o suporte necessário para enfrentar a jornada de trabalho durante os dias de festividade.

A ação vai além da limpeza do espaço físico;o modelo adotado pela Limpec serve como vitrine para políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e valorização da profissão do catador. “Nosso objetivo é, além de gerar a economia circular e tornar os ambientes mais sustentáveis, valorizar o trabalho do catador, que está lá na ponta desse serviço tão essencial para a nossa cidade”, concluiu.


Foto: Daniel Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Camaforró 2026: prevenção e assistência integrada garantem segurança ao público


O Camaforró 2026 encerra esta edição, consolidando-se não apenas como o maior da região, mas como um exemplo de planejamento em saúde pública. Através de uma atuação integrada da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o evento uniu atendimento de urgência, vigilância sanitária e ações preventivas, garantindo mais segurança para o público.

Em todos os dias de festa, o posto médico montado no local registrou um fluxo tranquilo. Segundo o diretor médico do município, Israel Menezes, a média de atendimentos oscilou entre 60 e 70 pessoas no primeiro dia, 40 no segundo e de 70 a 80 no terceiro dia, este último sendo o de maior movimento devido ao recorde de público, que superou o número de 120 mil pessoas.

A maioria dos casos esteve relacionada ao excesso de consumo de álcool, resultando em situações como hipoglicemia, náuseas e desidratação, resolvidas com medicação e hidratação no próprio posto. "Estamos bem satisfeitos com os números. No ano passado, chegamos a ter quase 150 atendimentos em um único dia", destacou Menezes.

Um dos destaques desta edição foi a ação Fique Sabendo, voltada para a saúde sexual. O stand, trazido pela Sesab, realizou mais de 3 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites ao longo dos três primeiros dias, batendo recordes de adesão popular. Além dos testes, houve distribuição massiva de preservativos e orientações educativas.

A secretária de Saúde, Rosângela Almeida, celebrou o engajamento do público. "A população aderiu e comprou a ideia de fazer saúde também no dia de festa". A líder da pasta ressaltou ainda a importância da Vigilância Sanitária, que atuou na fiscalização das barracas e na manipulação de alimentos para evitar intoxicações alimentares. “Tivemos a fiscalização acompanhando as barracas, vistoriando para garantir, também, a saúde alimentar para todos”, explicou.

Com índice de violência próximo de zero, o evento reforçou seu caráter familiar, o que reflete também nos atendimentos. "É uma festa da família. O São João é para brincar junto e confraternizar. Saímos com a sensação de missão cumprida", celebrou Rosângela Almeida.

Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Divulgação de Camaçari como destino turístico é fortalecida no Camaforró 2026


Em um espaço instagramável, decorado com cores vibrantes, balões, elementos da cultura nordestina e materiais informativos, a Secretaria do Turismo (Setur) recebeu centenas de visitantes durante os quatro dias do Camaforró 2026.

Localizado na entrada do Espaço Camaçari, o stand se tornou ponto de parada para moradores e turistas que aproveitaram o ambiente para registrar fotos e conhecer mais sobre os principais atrativos turísticos do município.

Além de divulgar os destinos mais visitados de Camaçari e as características que tornam cada localidade única, o espaço também serviu como ferramenta de escuta da população. Através de um questionário aplicado pela equipe da Setur, os visitantes puderam contribuir com sugestões e avaliações sobre a festa.

A pesquisa qualitativa, realizada anualmente pela secretaria, reúne informações que auxiliam no planejamento dos próximos eventos promovidos pela administração municipal, identificando oportunidades de melhorias e inovação.

Para o secretário do Turismo, Patrício Oliveira, a participação do público é fundamental para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pelo município. “Essa pesquisa é uma ferramenta estratégica para entendermos a percepção das pessoas sobre o evento e identificarmos oportunidades de aprimoramento. Ouvindo moradores e visitantes, conseguimos planejar ações cada vez mais eficientes, qualificando a experiência do público e fortalecendo os eventos realizados em Camaçari”, afirmou.

Quem aprovou a iniciativa foi a moradora de Dias d’Ávila, Ruana Maria, que visitou o stand e respondeu ao questionário. “Achei muito interessante porque, além de divulgar os pontos turísticos da cidade, a prefeitura também abre espaço para ouvir a opinião das pessoas. Isso mostra preocupação em melhorar cada vez mais a festa e proporcionar uma experiência ainda melhor para quem participa”, pontuou.

Patrício Oliveira destacou ainda que o espaço foi pensado para apresentar aos visitantes as potencialidades do município e fortalecer a identidade turística de Camaçari. “O stand é uma vitrine do que Camaçari tem de melhor. Aqui mostramos nossas belezas naturais, nossa cultura, gastronomia, história e a hospitalidade do nosso povo. É uma oportunidade de despertar o interesse dos visitantes para que conheçam melhor o município e retornem em outras épocas do ano”, ressalta.

O stand funcionou em todos os dias do evento, promovendo os atrativos turísticos do município, fortalecendo a interação com o público por meio da pesquisa e contribuindo para o aprimoramento das próximas edições dos eventos realizados pela Prefeitura.

Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

23/06/2026

Camaforró 2026 reforça rede de proteção às mulheres com ações de acolhimento, prevenção e enfrentamento à violência


Durante os dias de festa do Camaforró 2026, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), intensificou as ações de cuidado, prevenção e enfrentamento à violência de gênero, com foco especial no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. As iniciativas são realizadas em parceria com o Plantão Integrado de Direitos Humanos, fortalecendo uma rede de proteção acolhedora, inclusiva e acessível para o público feminino.

Entre as principais iniciativas está a Sala de Acolhimento Psicossocial e Jurídico, espaço estruturado para oferecer atendimento humanizado, escuta qualificada, orientação psicológica e suporte jurídico às mulheres em situação de vulnerabilidade. O serviço funciona como um importante ponto de apoio dentro do circuito da festa, garantindo acolhimento imediato e os encaminhamentos necessários em casos de violência.

De acordo com a assistente social, Célia Fonseca, a equipe atua de forma permanente para garantir atendimento e suporte às mulheres que necessitem de orientação ou acolhimento durante o evento. “Aqui, realizamos os atendimentos e encaminhamentos necessários, oferecendo escuta qualificada e orientações para que as mulheres tenham acesso aos seus direitos e à rede de proteção disponível”, destacou.

Patrulha e conscientização

Além do atendimento especializado, as ações também contemplam as trabalhadoras e permissionárias que atuam no evento. No stand da Semu, são oferecidos serviços de maquiagem e embelezamento, em uma iniciativa voltada à valorização, ao fortalecimento da autoestima e ao reconhecimento da contribuição das mulheres para a realização dos festejos juninos.

Segundo a secretária da Mulher, Branca Patrícia, as ações foram planejadas para garantir que o Camaforró seja um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso para todas. “A Secretaria da Mulher está presente nesta grande festa por meio da Tenda do Cuidado, acolhendo as mulheres que trabalham no evento e promovendo ações de valorização e autoestima. Também desenvolvemos a campanha ‘Respeito é a Base da Tradição’, voltada ao combate e enfrentamento da violência contra a mulher, além das rondas realizadas em parceria com a Ronda Maria da Penha, levando informação, conscientização e divulgando os canais de atendimento. Nosso objetivo é garantir que o Camaforró seja uma festa cada vez mais acolhedora e protetora para as mulheres”, ressaltou.

A atuação integrada conta ainda com a presença da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) no circuito da festa, reforçando o trabalho de prevenção, acolhimento e registro de ocorrências. A presença da unidade amplia a capacidade de resposta em situações de violência e fortalece as ações educativas e de conscientização desenvolvidas durante o evento.

Entre as beneficiadas pelas ações, uma das permissionárias que atuam na festa, destacou a importância da iniciativa. “Para quem trabalha todos os dias aqui, esse acolhimento faz toda a diferença. É um momento de cuidado, de valorização e também de mais segurança para continuar desempenhando nosso trabalho”, relatou Bianca dos Santos, que estava trabalhando na Praça de Alimentação.

Para outra barraqueira que passou pelo serviço, Kawane Cerqueira, a novidade ajudou muitas pessoas que não têm condições e nem tempo de fazer maquiagem. “Achei uma ótima ideia promover essa sessão de embelezamento para as mulheres que estão trabalhando no Camaforró, pois muitas não sabem fazer maquiagem e outras não têm tempo e nem aporte financeiro para se maquiar durante os quatro dias”, disparou.

Foto: Patrick Abreu
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

São João 2026: Sesab ultrapassa 44 mil testes para ISTs e reforça assistência à saúde em toda a Bahia


As ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante os festejos juninos seguem ampliando o acesso à prevenção, ao diagnóstico e à assistência à população. Os postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montados pela Sesab em 16 municípios já realizaram 44.615 exames. A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado, que contou com investimento de R$8,8 milhões, para garantir mais segurança e cuidado durante o São João.

Dos exames realizados, 500 apresentaram resultado positivo, sendo 458 para sífilis, 17 para HIV, 16 para hepatite C e nove para hepatite B. Entre os casos diagnosticados com sífilis, 141 pessoas optaram por iniciar o tratamento imediatamente nos próprios postos, fortalecendo a estratégia de diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

Em Conceição do Jacuípe, a soteropolitana Giulia Silva aproveitou não só as atrações musicais, mas também a oportunidade de fazer os testes. “Minha irmã se interessou em fazer os exames, então acompanhei ela e fiz também. É uma ótima iniciativa, pois nem sempre temos tempo de ir a um posto de saúde”, conta ela.

Além da testagem, a Sesab intensificou as ações de prevenção com a distribuição de mais de 1,3 milhão de preservativos. Também foram realizadas orientações sobre profilaxias de prevenção ao HIV. Ao todo, 1.382 pessoas receberam orientações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com 11 dispensações efetuadas, enquanto 1.247 pessoas foram orientadas sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), resultando em 53 dispensações. Outros 753 autotestes para HIV foram distribuídos.

“Os números da testagem mostram a adesão da população. Este é um movimento educativo. Ofertamos os testes e também promovemos prevenção de ISTs com a distribuição de preservativos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Ocorrências hospitalares

As unidades hospitalares estaduais registraram 14 ocorrências relacionadas aos festejos juninos. Destas, três foram decorrentes de queimaduras e 11 relacionadas a explosões de bombas.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, registrou nove ocorrências. O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, contabilizou três atendimentos. Já o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) registraram um caso cada. 

Os dois postos de saúde montados pela Sesab em Salvador registraram, 108 atendimentos. No Pelourinho foram contabilizadas 81 ocorrências, enquanto em Paripe foram realizados 27 atendimentos durante o período de funcionamento da estrutura, entre os dias 19 e 21 de junho. As principais causas de procura pelos serviços foram dor abdominal, cefaleia e intoxicação alcoólica.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Posto de testagem rápida para ISTs atrai público diverso no São João de Cruz das Almas


Motivados pelas atrações musicais do São João de Cruz das Almas ou pela oportunidade de cuidar da saúde, foliões de diferentes perfis têm procurado o posto de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) instalado pelo Governo do Estado na Praça da Juventude. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem reunido trabalhadores, moradores e visitantes de diferentes idades, gêneros e raças durante os festejos juninos.


Nos quatro primeiros dias de funcionamento do estande localizado na Praça da Juventude, a estratégia da Sesab soma 610 atendimentos, sendo prioritariamente de foliões (84,43%). Público masculino e feminino este ano têm buscado o serviço em uma proporção parecida, sendo 244 de mulheres (40,0%), 252 homens (41,3%), além de quatro não binários (0,7%) e 110 que não declararam gênero (18%).

Quanto à idade, os jovens vêm liderando a procura pelos testes, mas usuários de todas as idades têm procurado o estande para colocar a saúde em dia. Do total de 610 atendimentos, a faixa etária de 20 a 29 anos foi a mais representativa, com 184 pessoas (30,2%), seguida pelo grupo de 13 a 19 anos, com 150 (24,6%). As faixas de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos registraram 91 usuários cada (14,9%), enquanto 59 pessoas (9,7%) tinham entre 50 e 59 anos e 34 (5,6%) tinham 60 anos ou mais. Apenas um usuário (0,2%) não informou a idade.

Luan Sampaio, de 19 anos, realizou os testes pela primeira vez após ser convidado pela equipe da Sesab enquanto circulava pela festa com os amigos. Interessado nas atrações da noite, ele decidiu aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde. “O pessoal me chamou quando eu estava passando pela festa e resolvi entrar. Achei o atendimento muito bom e a iniciativa bastante interessante. É importante para a gente saber se está tudo bem com a saúde. Vim com meus amigos e todo mundo fez os testes. No ano que vem, se tiver novamente, vou fazer de novo. Recomendo, porque todo mundo deveria aproveitar essa oportunidade”, afirmou.

Embora os jovens sejam maioria entre os usuários do serviço, o posto de testagem também tem atraído outras faixas etárias. É o caso do comerciante aposentado Marcionílio Conceição, de 76 anos, frequentador assíduo do São João de Cruz das Almas, que aproveitou a festa para realizar os exames após ser convidado por uma das profissionais da Sesab. “Eu acho importante, é muito bom a gente saber como está a saúde. O atendimento foi ótimo e bem rápido. Na hora a gente fica com um medozinho, mas é tão rápido que dá tudo certo. E o melhor é sair daqui sabendo como está a nossa saúde”, afirmou.

Em relação à raça/cor declarada, 272 usuários (44,6%) se identificaram como pardos, 258 (42,3%) como pretos, 73 (12,0%) como brancos, cinco (0,8%) como amarelos e dois (0,3%) como indígenas. Somados, pretos e pardos representam 86,9% do público atendido.

Desde o dia 19 de junho, data de abertura da programação dos festejos de 2026, o posto da Sesab em Cruz das Almas já aplicou 2.378 testes. Dos exames realizados, 26 tiveram resultado positivo, sendo 25 reagentes para sífilis e um para HIV. Entre os casos positivos para sífilis, sete pessoas optaram por iniciar o tratamento imediato no próprio posto.

Além dos exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, o posto oferece acolhimento, aconselhamento, distribuição gratuita de preservativos e encaminhamento para acompanhamento especializado quando necessário. Nos casos reagentes para sífilis, o tratamento pode ser iniciado imediatamente, contribuindo para interromper a cadeia de transmissão da infecção.

Neste ano, a o Governo do Estado implantou 16 estandes de testagem rápida para ISTs em municípios estratégicos do interior baiano: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha. Além disso, também foram instalados três postos de saúde, sendo um em Ipirá e dois em Salvador, nos bairros de Paripe e Pelourinho.

Integrada ao plano estadual para o São João 2026, a iniciativa compõe um pacote de investimentos de R$ 8,8 milhões, que prevê ainda o reforço de 4.722 plantões nas unidades de saúde e a intensificação das ações de vigilância e fiscalização.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Arquivo do Site