25/06/2026

Adolescente grávida sofre ataque brutal com facadas no oeste da Bahia


De acordo com registro policial, um homem de 29 anos, identificado como Luan Gefferson da Silva Lopes, natural de Barreiras (Ba), foi encontrado morto com sinais de violência por arma de fogo e arma branca na Avenida dos Ypês no Loteamento Flor do Cerrado no município de Barreiras.

As informações foram passadas à Polícia Militar através do CICOM na noite de terça-feira (23). O Departamento de Polícia Técnica enviou uma equipe para os procedimentos de perícia e remoção do corpo para o necrotério do DPT.

A Polícia investiga o crime, por enquanto ninguém foi preso.

Share:

Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira

A população de Camaçari terá acesso aos serviços ofertados pelo SAC Móvel a partir desta sexta-feira (26). A carreta ficará no estacionamento do Boulevard Shopping Camaçari até o dia 3 de julho, exceto dia 28. O atendimento é gratuito e será realizado mediante retirada de senhas, que serão limitadas e distribuídas das 7h30 às 17h.


A iniciativa é da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), com apoio da Prefeitura de Camaçari. Serão ofertados serviços, como a emissão gratuita da 1ª via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), atestado de antecedentes criminais, além de orientações da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e serviços do Planserv.

Vale ressaltar que para emitir a CIN é necessário apresentar a via original da certidão de nascimento ou de estado civil atualizada. A nova carteira permite incluir outros números de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, dentre informações relacionadas à condições de saúde e nome social.

Outras informações podem ser obtidas no Portal da Saeb (www.ba.gov.br/administracao) e no perfil oficial da instituição no Instagram (@saebgovba), bem como no site do SAC (www.sac.ba.gov.br) e no Instagram (@sacgovba). Os cidadãos também podem entrar em contato por meio do Call Center, pelos números (71) 4020-5353, para ligações de celular, e 0800 071 5353, para chamadas realizadas de telefone fixo. 


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Porto Seguro, alcançou um importante marco na assistência à saúde ao realizar, no último dia 19 de junho, a primeira captação de múltiplos órgãos sob a gestão da S3 Gestão em Saúde, instituição atualmente responsável pela gestão da unidade. O feito ganha ainda mais relevância por ter ocorrido apenas quatro dias após a nova administradora assumir oficialmente a gestão do hospital, em 15 de junho, demonstrando o alinhamento das equipes e o compromisso com a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados à população.

A ação representa um avanço significativo na política de doação e transplantes, contribuindo para ampliar as oportunidades de tratamento para pacientes que aguardam por um transplante em todo o país. Mais do que um procedimento de alta complexidade, a captação de múltiplos órgãos possui impacto direto na rede nacional de transplantes, permitindo que diferentes receptores, em distintas regiões brasileiras, possam ser beneficiados a partir de um único ato de solidariedade. A realização desse processo reafirma o papel estratégico do Hospital Regional de Porto Seguro na rede estadual de saúde e fortalece sua contribuição para um sistema integrado que conecta esperança e cuidado a pacientes de todo o Brasil.

Ao longo de 2026, o hospital vem desenvolvendo ações voltadas à identificação de potenciais doadores e à condução qualificada dos protocolos de morte encefálica, fortalecendo o processo de captação de tecidos e órgãos na unidade. Ao assumir a gestão do HRDLEM, a S3 reafirma seu compromisso com a excelência assistencial, a humanização do cuidado e o fortalecimento de práticas que impactam diretamente a vida da população.

A expectativa é ampliar ainda mais os processos de identificação de potenciais doadores, qualificar continuamente os profissionais envolvidos e fortalecer as ações de conscientização junto à sociedade, consolidando o hospital como referência na promoção da doação de órgãos e tecidos e contribuindo para que mais vidas sejam transformadas por meio dos transplantes.

 “A realização dessa captação representa muito mais que um procedimento técnico. Ela simboliza o compromisso das equipes com a vida, o fortalecimento da cultura da doação de órgãos e a continuidade da assistência de excelência prestada pelo Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães”, afirma a diretora Institucional da S3 Gestão em Saúde, Fernanda Rodrigues.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Entregas em Itabuna ampliam assistência à saúde na região Sul da Bahia


Pacientes atendidos por meio Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, terão à disposição, a partir desta quinta-feira (25), 42 leitos requalificados do Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço foi realizada com a participação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Também em Itabuna, foi inaugurado o novo Ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade ainda recebeu novo piso em manta e teve o telhado substituído. 

A secretária Roberta Santana destacou que este é mais um compromisso do Governo do Estado na garantia de assistência à saúde. “Aqui a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para os moradores terem acesso aos serviços das três unidades mantidas pela na Santa Casa de Itabuna”, afirmou.

“É um ambiente pensado para proporcionar um conforto ainda maior para os pacientes e acompanhantes, visando também condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria que a nossa instituição estabeleceu com o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos é uma conquista para o povo de Itabuna e região”, afirma o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece.

Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. São 10 consultórios dedicados ao atendimento de especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Esse é mais um investimento do Governo do Estado na unidade, que em março de 2025 recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e equipamentos. A unidade é referência macrorregional para 22 municípios da região.

Ainda em Itabuna, Roberta Santana fez a entrega das novas instalações da Base de Itabuna do Núcleo Regional de Saúde Sul. Para a requalificação do espaço foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões.

Todo o espaço passou por readequação da sua estrutura física, beneficiando os profissionais que atuam na unidade e também a população que busca serviços, como atendimento farmacêutico, no local.

 Essa requalificação faz parte de um plano da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) de requalificar as instalações das sedes dos nove NRS, além das sedes das Bases Regionais de Saúde.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Posto de Testagem de Irecê encerra o São João com mais de 5 mil testes realizados


Durante os seis dias de São João em Irecê, o posto Fique Sabendo, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), somou mais de 5 mil testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados, atendendo um total de 1.400 pessoas. No encerramento das festividades, durante a famosa e tradicional Revoada, baianos e turistas também aderiram ativamente à iniciativa do Governo do Estado.


Iniciada na última sexta-feira (19), a operação de saúde no município realizou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. O balanço totalizou 51 diagnósticos positivos, sendo 49 casos de sífilis, 1 de Hepatite B e 1 de Hepatite C. Não foram contabilizados casos de HIV.

Além da testagem, o público teve acesso a aconselhamento preventivo e encaminhamento para tratamento médico. Como parte das ações de prevenção, também foram distribuídos mais de 90 mil preservativos masculinos e femininos no local, além de mais de 11 mil géis lubrificantes.

Além da testagem e acolhimento, a equipe de satisfação também marcou presença diária no estande para realizar pesquisas com o público. O objetivo foi avaliar o atendimento e a infraestrutura e reforçar o papel do órgão como ferramenta de controle social.

“Essa pesquisa procura saber a opinião das pessoas atendidas sobre o espaço físico do estande de testagem e sobre o atendimento, além de esclarecer sobre o papel da Ouvidoria, que é uma importante ferramenta de controle social. Ao longo desses dias, ouvimos mais de 1250 pessoas e nosso balanço é extremamente positivo. A maioria das respostas foi de excelente, o que deixa claro que a unidade funcionou muito bem”, completou Betânia Rocha, ouvidora do SUS e coordenadora da rede do Núcleo Regional de Saúde do Centro-Norte.

Governo do Estado presente no São João da Bahia

Este ano, o Governo do Estado investe mais de R$ 8,8 milhões para fortalecer as ações de saúde durante os festejos juninos na capital e no interior da Bahia. As iniciativas incluem a instalação de postos de testagem rápida para detecção de ISTs em 16 municípios — Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha —, além de três postos de saúde: dois na capital e um na cidade de Ipirá. Somam-se ainda 4.722 plantões para reforçar a assistência nas unidades de saúde e as ações de fiscalização e vigilância.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Entre shows e gols da Seleção Brasileira, posto da Sesab registra mais de 3,6 mil testes para ISTs no São João de Cachoeira


Nesta terça-feira (24), enquanto a Seleção Brasileira derrotava a Escócia por 3 a 0, a equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também entrou em campo para garantir o cuidado e marcar um golaço na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


​Com postos de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C em pontos estratégicos da Bahia, a iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento das ISTs durante o São João — período que, tradicionalmente, atrai milhares de pessoas para as festividades.

​Este ano, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, o estande iniciou o funcionamento no dia 20 de junho e encerrará as atividades nesta Thursday (25), data em que o município se torna capital simbólica do estado, em reconhecimento ao papel histórico desempenhado nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia.

​Desde a abertura, já foram contabilizados 3.612 exames e 912 atendimentos. Do total de testes realizados na cidade, 51 tiveram resultado positivo: 43 para sífilis, cinco para HIV, um para hepatite B e dois para hepatite C. Entre os usuários que testaram positivo para sífilis, 11 optaram por iniciar imediatamente o tratamento no próprio posto de testagem, com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). Além de oferecer orientações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), o posto contabilizou ainda a distribuição de 139 autotestes de HIV e a dispensação de três esquemas de PrEP.

​A coordenadora do estande em Cachoeira, Alexandra Aires, ressaltou a importância das ações de prevenção e do acesso facilitado aos serviços oferecidos durante os festejos juninos. “Este ano, a equipe entrou no clima da Copa do Mundo para estimular as pessoas a entrarem na defesa contra as ISTs e fazerem um gol pela saúde, realizando os testes e adotando medidas de prevenção. Também orientamos a população sobre a PrEP e a PEP, disponibilizadas pelo Estado, além de distribuirmos preservativos e lubrificantes. Nosso objetivo é ampliar a conscientização e mostrar como é simples e rápido realizar o teste”, pontuou.

​Moradora de Salvador, a professora de inglês Evelyn Moura, de 26 anos, foi uma das visitantes que aproveitaram a oportunidade para realizar os testes enquanto curtiam o São João. Vestida com a camisa da seleção canarinha, ela destacou a importância do acompanhamento regular da saúde sexual e do acesso facilitado aos serviços.

​“Meu melhor amigo cursa História na UFRB e, desde 2023, venho visitando a cidade. Também é a segunda vez que faço o teste. No ano passado, fiz aqui mesmo e foi bem tranquilo, bem rápido. Inclusive, meus dados já estavam cadastrados. Acho isso essencial para nós, jovens. Para mim, é muito importante ter esse acompanhamento, não só pela minha própria saúde, mas também pelas pessoas com quem me relaciono. Hoje é um dia feliz. O Brasil ganhou, e eu aproveitei esse tempinho entre um show e outro para vir fazer o teste. Primeiro veio a diversão, depois a responsabilidade (risos). Acho que essa é uma conscientização muito importante. Meus amigos também vieram fazer o teste, e todos nós apoiamos essa iniciativa”, afirmou.

​Em 2026, o Governo do Estado implantou 16 estandes de testagem rápida para ISTs em municípios estratégicos do interior baiano: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha. Além disso, foram instalados três postos de saúde, sendo um em Ipirá e dois em Salvador (nos bairros de Paripe e Pelourinho).

​Além dos exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, os postos oferecem acolhimento, aconselhamento, distribuição gratuita de preservativos e encaminhamento para acompanhamento especializado, quando necessário.

 ​Integrada ao plano estadual para o São João 2026, a iniciativa compõe um pacote de investimentos de R$ 8,8 milhões, que prevê ainda o reforço de 4.722 plantões nas unidades de saúde e a intensificação das ações de vigilância e fiscalização.
 
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Grupo armado invade festa junina de família da comunidade cigana e realiza assalto em Eunápolis


Uma família de uma comunidade cigana foi vítima de um assalto enquanto participava de uma festa junina na madrugada desta quarta-feira, dia 24, no bairro Santa Isabel, em Eunápolis. O crime aconteceu em uma residência situada nos fundos do terminal rodoviário da cidade.

De acordo com relatos, os familiares e seus convidados estavam comemorando quando foram surpreendidos por um grupo de homens armados e encapuzados que invadiu o local para realizar o roubo. Na ocasião, o portão da casa encontrava-se aberto, facilitando a entrada dos criminosos. Durante a ação, os assaltantes efetuaram disparos de arma de fogo. Apesar do susto causado pelo ataque, ninguém ficou ferido. Os ladrões fugiram levando dinheiro, celulares e diversas joias pertencentes às vítimas. A Polícia Militar realizou rondas e buscas pela região, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado. Até o início da manhã desta quarta-feira, o boletim de ocorrência ainda não havia sido registrado na delegacia local pelas vítimas.

Share:

Bombeiros do 20° BBM retiram corpo preso em ferragens após acidente veicular

 


Equipes do 20º BBM, com sede em Bom Jesus da Lapa, realizaram o desencarceramento de um corpo que ficou preso nas ferragens após acidente veicular. A ocorrência aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na BR-349, entre São Félix do Coribe e Bom Jesus da Lapa.

No local, os bombeiros constataram que se tratava de uma colisão entre um caminhão boiadeiro e uma caminhonete. Após a retirada do corpo, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para identificação e demais procedimentos legais.

As equipes também atuaram para conter um derramamento de óleo na pista.


Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Fiação de poste entra em chamas e preocupa moradores na Federação durante a madrugada

📷Reprodução

A fiação de um poste na Avenida Cardeal da Silva, localizada no bairro da Federação, em Salvador, pegou fogo durante a madrugada desta quinta-feira (25), causando grande preocupação entre os moradores. Segundo relatos, o incêndio teve início por volta das 3h.

Imagens capturadas no momento mostram o fogo consumindo completamente a fiação, gerando pânico na comunidade. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foi chamado e conseguiu controlar as chamas. O incidente deixou a região sem energia elétrica e acesso à internet. Para solucionar o problema, equipes da Neoenergia Coelba e empresas de telecomunicações foram acionadas para realizar os reparos necessários e restabelecer os serviços interrompidos.

Share:

Arquivo do Site