28/05/2026

Ação especial da Sedap celebra mês das mães durante feirinha do estacionamento da Prefeitura

 


A manhã desta quinta-feira (28) foi marcada por uma programação especial promovida pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Camaçari (Sedap), em alusão ao mês das mães. A iniciativa aconteceu durante a tradicional feirinha da agricultura familiar e de artesanato do estacionamento da Prefeitura de Camaçari, reunindo servidoras, permissionárias e mães em um momento de valorização e acolhimento.

A programação contou com música ao vivo, entrega de brindes e atividades voltadas ao reconhecimento das mulheres que fazem parte do cotidiano da feira, fortalecendo o ambiente de convivência e integração entre trabalhadoras, visitantes e produtoras locais.

Uma das coordenadoras da feirinha, Áurea Dias, enfatizou que a ação reforça o compromisso da pasta em promover iniciativas que ultrapassam o incentivo à produção local. “Ao longo do ano, a Sedap busca sempre realizar ações de valorização que contemplem não apenas os assistidos pela secretaria, mas também toda a comunidade que participa e fortalece esse espaço semanalmente”, pontuou.

Convidada para integrar a programação, a consultora do ramo de beleza Nizze Silva, 47 anos, realçou a importância de momentos voltados ao autocuidado feminino. “Muitas mães trabalhadoras vivem dedicadas ao cuidado com a família e acabam, às vezes, esquecendo de si mesmas. Esse tipo de ação é importante para lembrar que elas também merecem atenção e momentos de cuidado pessoal", endossou.

Há anos expondo produtos de artesanato na feirinha, Maria dos Prazeres, 64 anos, ressaltou que iniciativas como essa ainda contribuem para o fortalecimento das vendas. “Quando acontecem essas dinâmicas especiais, o movimento de pessoas aumenta por aqui. Isso ajuda muito no nosso trabalho e valoriza mais a nossa feira”, opinou.

Já a permissionária Simone de Jesus Santos, 45 anos, que levou seu licor artesanal para comercialização no espaço, compartilhou sobre a sensação de acolhimento promovido pela Sedap. “A gente se sente assistida e lembrada. Existe um cuidado com os permissionários e isso precisa ser celebrado, pois faz diferença para quem trabalha aqui toda semana”, disse.

Consumidora frequente da feirinha, a advogada Tânia Carneiro, 70 anos, elogiou a iniciativa e destacou a importância de ações permanentes de valorização feminina. “Trabalho em causas femininas. Fico feliz em ver esse reconhecimento às mulheres. Toda ação que valoriza a mulher merece ser incentivada, sobretudo no dia de hoje”, declarou.

A feirinha da Prefeitura acontece semanalmente às quintas-feiras, das 6h às 12h, no estacionamento do Centro Administrativo de Camaçari (CAC). O espaço reúne produtores locais da agricultura familiar, além de artesãos, oferecendo uma grande variedade de itens frescos, lanches e produtos de arte popular.













Foto: Everaldo Paixão
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Prefeitura em Ação: entrega de benefícios sociais reforça trabalho integrado na região dos Phocs


A Prefeitura de Camaçari segue promovendo uma força-tarefa integrada de serviços por meio do programa Prefeitura em Ação, que ao longo desta semana concentra atividades na região dos Phocs. A iniciativa reúne diversas secretarias municipais com foco no fortalecimento dos serviços de manutenção urbana, assistência social e saúde, ampliando o alcance das ações já executadas regularmente pelo governo municipal.

 

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realiza a entrega de benefícios sociais a moradores da região assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. 

 

Desde a quarta-feira (27), equipes da pasta percorrem os bairros Phoc I, II e III (Nova Aliança, Renascer e Tancredo Neves), e Recanto das Árvores, realizando, diariamente, cerca de 250 entregas entre cestas básicas, vales-gás, colchões e cobertores. Nesses locais, a ação segue até o sábado (30) e, posteriormente, será ampliada para outros bairros da cidade.

 

Ao todo, 11 veículos estão mobilizados para garantir agilidade e alcance às entregas, reforçando um trabalho contínuo desenvolvido pela Sedes durante todo o ano e que ganha ainda mais intensidade dentro da programação do Prefeitura em Ação.

 

Assistente de entregas do Banco de Alimentos, Larissa Bittencourt realça a importância da iniciativa para as famílias atendidas. “Esse é um trabalho permanente da Sedes, que agora está sendo ampliado dentro do Prefeitura em Ação para alcançar ainda mais pessoas e garantir assistência a quem mais precisa”, afirmou.

 

Moradora da Rua Paraíso, no Phoc II, Jeane Cardoso, 39 anos, é mãe solo de uma menina e relatou a emoção ao receber a cesta básica. “É uma ajuda que chega em um momento muito importante. Faz uma diferença danada dentro de casa", contou.

 

Também residente no Phoc II, na Rua Senhor do Bonfim, Eliane Santana de Oliveira, 38 anos, falou sobre o impacto do benefício na rotina familiar. Ela vive com o esposo e duas filhas, uma delas diagnosticada com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). “Receber esse apoio significa muito para nossa família. É um cuidado que ajuda diretamente quem realmente precisa”, disse.

 

Paralelamente às ações sociais, o programa está intensificando os serviços de limpeza urbana, roçagem, varrição, iluminação pública, coleta de lixo e entulho. Além da operação tapa-buraco em diversas ruas dos referidos bairros, realizada por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

Na área da saúde, o Prefeitura em Ação concentra atendimentos preventivos voltados à população e aos animais domésticos, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau). A vacinação humana acontece nas unidades de Saúde da Família (USFs) Nova Aliança e dos Phocs, fortalecendo os serviços já disponibilizados pela rede pública municipal de saúde.

 

Já a ação especial de saúde animal, iniciada na quarta-feira e que será finalizada nesta quinta, contempla atendimentos nas USFs Nova Aliança, dos Phocs e Phoc III, além do Cras Phoc III. Entre os serviços ofertados estão vacinação antirrábica, marcação de exames para leishmaniose e cadastro para castração. Somente no Cras Phoc III, até o final da manhã desta quinta-feira, mais de 80 animais já haviam sido vacinados, entre cães e gatos.

 

O programa Prefeitura em Ação percorrerá diferentes bairros e localidades da sede e da orla de Camaçari, ampliando a oferta de serviços públicos essenciais à população. A iniciativa conta com a atuação integrada de diversas pastas municipais, além da Sesp, da Sesau e da Seinfra, envolve as secretarias da Educação (Seduc), de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), e Defesa Civil.

VEJA VÌDEO:

Share:

Campanha reforça vacinação contra sarampo; imunização está disponível nas unidades de saúde do município


Com o slogan “Vacinar é muito Brasil”, a Campanha de Vacinação contra o sarampo, do Ministério da Saúde (MS), reforça a importância da imunização a qualquer momento, com destaque aos brasileiros que pretendem viajar para a Copa do Mundo da FIFA 2026 - evento que acontece nos Estados Unidos, México e Canadá, com jogos a partir de junho. A iniciativa enfatiza a medida de proteção individual e coletiva diante do cenário epidemiológico internacional.

 

A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) destaca que a vacina está disponível nas unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs) da sede e da orla, nos dias úteis. Para garantir a imunização, é preciso apresentar documento com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

 

Crianças que irão viajar, com idade entre 6 a 11 meses, devem receber a chamada “dose zero”. Além disso, é orientado, principalmente, que viajantes verifiquem e atualizem a caderneta de vacinação antes do embarque, seguindo as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, bem como profissionais do setor de turismo.

 

A campanha busca reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil. Conforme o MS, embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, a intensificação do fluxo internacional de pessoas nos próximos meses acende o alerta para o risco de importação de casos.  A vacina é a forma mais eficaz de proteção e de evitar a reintrodução do vírus.

 

As pessoas que ficarem no país também devem verificar sua proteção. Para além da campanha, a imunização contra o sarampo é ofertada para crianças, adolescentes e adultos dentro do calendário vacinal, independente de ter viagem marcada.

Share:

1ª edição da CRIVA acontece nesta sexta-feira com foco nos jovens empreendedores de Camaçari

 

Reunindo jovens empreendedores de diferentes segmentos para exposição de produtos, oferta de serviços e apresentação de iniciativas criativas, acontece, nesta sexta-feira (29), a 1ª edição da CRIVA – Feira do Empreendedorismo Jovem de Camaçari. Realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari (Sejuv), por meio da Diretoria de Juventude, o evento que ocorre em parceria com a pasta de Desenvolvimento Econômico (Sedec) será na Praça Desembargador Montenegro, das 8h às 17h.

 

Por lá, o público vai encontrar uma diversidade de produtos e serviços de segmentos, como gastronomia, confeitaria, salgados, doces, chips artesanais, artesanato, crochê, floricultura, aromatizantes, tecidos, acessórios, moda, brindes personalizados, impressão 3D e empreendedorismo criativo.

 

Além de exposição e comercialização de produtos, a feira contará, a partir das 15h, com palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo, inovação e oportunidades para a juventude, com mediação de Luís Ricardo.

 

O tema Empreendedorismo Negro será palestrado pela coordenadora Geral de Fomento ao Empreendedorismo Negro da Bahia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia (Sepromi), Tamires Santos; sobre Gerenciamento Empresarial, quem vai falar é o coordenador de Tecnologia e Inovação da Sedec, Antônio Dias; e, por fim, o assunto Empreendedorismo Criativo será evidenciado pelo idealizador do Projeto Treinão dos Sedentários, Filipe Andrade.

 

A CRIVA tem foco no incentivo à autonomia financeira e no fortalecimento da economia criativa. A proposta da feira é promover visibilidade, ampliar conexões e estimular oportunidades de crescimento para os negócios desenvolvidos pela juventude camaçariense.

 

De acordo com a Sejuv, a iniciativa surge como um espaço estratégico de valorização da juventude, incentivando o protagonismo, a inovação e o desenvolvimento econômico local por meio do empreendedorismo jovem.

Share:

Justiça impõe restrições à propaganda de Bets em festas de São João na Bahia


A Justiça da Bahia determinou uma série de restrições à publicidade de plataformas de apostas durante os festejos juninos realizados com recursos públicos no estado. A decisão liminar foi assinada na terça-feira (26) pela juíza Juliana de Castro Madeira, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador.

A medida foi tomada após uma ação popular movida contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a plataforma Esportes da Sorte, patrocinadora oficial de eventos como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim e o Festival da Virada na capital baiana.

A autora da ação argumentou que a associação da prefeitura ao setor de apostas viola princípios da moralidade administrativa e da legalidade, além de expor públicos vulneráveis, como crianças e beneficiários de programas sociais, à publicidade de jogos online. Segundo os autos, a ação foi motivada pelo suicídio do irmão da autora em decorrência de ludopatia, o vício em jogos.

Ao analisar o caso, a magistrada reconheceu indícios de incompatibilidade entre o modelo de publicidade adotado e as normas de proteção social previstas na legislação federal.

“A exposição massiva de uma marca de apostas virtuais em festejos populares de rua, de acesso livre e gratuito, sem qualquer barreira ou controle etário, anula a eficácia das restrições impostas pela legislação federal”, afirmou a juíza na decisão.

  • suspensão da distribuição de brindes e ações ativas de marketing nos circuitos das festas;
  • proibição da exibição da marca em áreas de apelo infantojuvenil, como espaços infantis, postos de saúde e áreas de amamentação;
  • obrigatoriedade de que grandes peças publicitárias reservem ao menos 20% do espaço para alertas sobre os riscos do vício em apostas e indicação para maiores de 18 anos.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 50 mil.

A juíza, no entanto, negou o pedido de suspensão imediata do contrato de patrocínio entre a prefeitura e a empresa de apostas. Segundo a magistrada, a anulação do acordo poderia comprometer financeiramente a realização dos eventos turísticos e culturais da cidade.

“A solução mais adequada e equilibrada consiste em deferir parcialmente a tutela de urgência: mantém-se a eficácia financeira do contrato de patrocínio para garantir a viabilidade dos eventos, mas restringe-se severamente a exibição, divulgação e ativação publicitária da marca da patrocinadora nos espaços públicos”, escreveu.

Fonte: Bahia Notícias

Share:

Homem é vítima de extorsão após marcar encontro por site adulto em Santo Antônio de Jesus



Um homem foi vítima de extorsão na noite desta terça-feira (27), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. O caso, que chamou a atenção pela forma como ocorreu, terminou com a recuperação de R$ 22 mil pagos pela vítima e a apreensão de um adolescente suspeito de participação no crime.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem acessou um site de relacionamento adulto na tentativa de contratar uma travesti para um programa sexual. Após trocar mensagens pelo WhatsApp, ele marcou um encontro na região da Rua Vereador João Silva, conhecida popularmente como Rua da Linha.

No entanto, ao chegar ao local combinado, a vítima percebeu que a pessoa que apareceu não era a mesma das fotos e conversas mantidas anteriormente. Diante da situação, ele recusou o programa sexual, afirmando que pagaria os R$ 200 previamente acertados, mas que não manteria qualquer contato íntimo.

Segundo a polícia, após a recusa, a travesti passou a exigir uma suposta “multa” de aproximadamente R$ 15 mil pela desistência. Ainda conforme as investigações, a vítima foi ameaçada com a divulgação de fotos íntimas nas redes sociais caso não efetuasse o pagamento.

Sentindo-se coagido, o homem realizou uma primeira transferência bancária. A Polícia Civil informou ainda que, durante a ação criminosa, a suspeita estaria acompanhada de um adolescente, que acabou apreendido posteriormente. A dupla também teria utilizado uma máquina de choque para aumentar o estado de pânico da vítima e forçar novas transferências.

Após conseguir deixar o local, o homem procurou a delegacia e registrou a ocorrência. A partir daí, investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) iniciaram diligências que resultaram, em menos de 24 horas, na apreensão do adolescente suspeito de participação no caso.

Como se trata de menor de idade, o caso é tratado como ato infracional análogo ao crime de extorsão. O adolescente permanece à disposição da Justiça.

Ainda segundo a polícia, todo o valor extorquido foi recuperado e devolvido à vítima. O prejuízo chegou a R$ 22 mil.

O episódio reacende o debate sobre os riscos envolvendo aplicativos e sites de relacionamento, especialmente em situações que envolvem encontros marcados pela internet sem qualquer verificação de segurança. Especialistas alertam para a necessidade de cautela ao compartilhar informações pessoais, realizar pagamentos antecipados e marcar encontros com desconhecidos.

Share:

Suspeito de furtos é preso durante operação na Boca do Rio


A Polícia Civil da Bahia, por meio da 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio), cumpriu, na tarde desta quarta-feira (27), um mandado de prisão preventiva no âmbito da Operação Malhas da Lei, em desfavor de um homem de 49 anos. O suspeito foi localizado no bairro da Boca do Rio, em Salvador.

De acordo com as investigações, o homem é apontado como um dos principais autores de furtos qualificados praticados nos bairros do Imbuí, Stiep, Boca do Rio e regiões adjacentes. O investigado estava em local incerto e vinha sendo procurado há mais de oito meses pela unidade policial.

A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Salvador e cumprida por equipes da Polícia Civil. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado à Coordenação de Polícia Interestadual (POLINTER), onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: Pedro Moraes / Ascom-PCBA
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Polícia Civil deflagra operação de combate aos jogos de azar em Ibicuí


Nesta quarta-feira (27), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Ibicuí), deflagrou uma operação voltada ao combate à exploração de jogos de azar no município de Ibicuí. A ação aconteceu após denúncias de populares que indicavam a existência de máquinas caça-níqueis instaladas em bares da cidade, utilizadas para a prática ilegal de jogos de azar.

Em diligências realizadas, a equipe policial constatou a veracidade das informações, identificando dois estabelecimentos comerciais, nos bairros Tancredo Neves e Padre Eugênio, onde havia máquinas em funcionamento destinadas à exploração da atividade ilícita. Em um dos locais, no momento da abordagem, os policiais identificaram um frequentador utilizando os equipamentos.

Ao todo, foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis durante a operação. Os equipamentos foram apresentados na unidade policial para adoção das medidas legais cabíveis. Os envolvidos responderão, em tese, pela prática de exploração de jogos de azar.

Fonte: Thanize Borges / Ascom-PCBA
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Operação Queda da Coroa prende 15 investigados em ação contra grupo criminoso no extremo sul da Bahia


Quinze investigados por organização criminosa, tentativa de homicídio, estelionato e tráfico de drogas, todos os crimes relacionados a disputas fundiárias, foram presos durante a Operação Queda da Coroa, deflagrada nesta quarta-feira (27), nos municípios de Teixeira de Freitas e Alcobaça, pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau).

Durante a operação, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação em áreas rurais da região, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sendo armas de fogo apreendidas. Das 15 pessoas presas por força de mandado judicial, duas também foram autuadas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Cerca de 130 policiais participaram da ação, que integra as estratégias da Polícia Civil da Bahia voltadas à redução de crimes motivados por disputas fundiárias e ao combate a grupos criminosos.

Equipes da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau), com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), da Coordenação de Polícia Interestadual (POLINTER), do Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Corregedoria da Polícia Militar participaram da ação integrada.

Fonte: Ascom PCBA
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento



Share:

27/05/2026

SUGESTÃO DE PAUTA: Licitações são iniciadas para a pavimentação de um total de 96 km de rodovias baianas


A malha rodoviária baiana ganhará um reforço com a pavimentação de mais de 96 km de rodovias, que serão iniciadas, em breve, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Em destaque, a pavimentação da BA-381, entre Quijingue e o povoado de Cariacá, em Senhor do Bonfim, e a construção de área de escape na BA-026, em Maracás, entre o povoado de Pé de Serra e a sede municipal. Os processos licitatórios para obras em 6 diferentes municípios foram iniciados nesta segunda quinzena do mês de maio com a publicação dos avisos no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Nas rodovias, iremos beneficiar a melhoria da qualidade de vida dos baianos facilitando os acessos aos distritos e povoados para quem vem das sedes municipais ou das rodovias. Sobre a área de escape em Maracás, será a segunda a ser implantada no território baiano. A primeira foi construída em Ituaçu e entregue em novembro do ano passado”, ressalta Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura. A abertura das propostas das empresas interessadas ocorrerá entre os dias 10 e 17 de junho. Segue a relação dos avisos de licitação publicados na segunda quinzena do mês de maio:

AVISOS DE LICITAÇÃO PUBLICADOS EM 27/05/2026:
- Pavimentação do trecho de Irará, que liga a sede municipal à comunidade quilombola de Mocambinho. Extensão Total: 13,9 km.
- Pavimentação da BA-381, entre Quijingue e o povoado de Cariacá, em Senhor do Bonfim. Extensão Total: 12 km.
- Construção de área de escape na BA-026, em Maracás, entre o povoado de Pé de Serra e a sede municipal. Extensão Total: 190 m.

AVISOS DE LICITAÇÃO PUBLICADOS EM 26/05/2026:
- Pavimentação da BA-561, em Barra da Estiva, que liga o povoado de Placa com o distrito de Triunfo do Sincorá. Extensão Total: 20,8 km.
- Pavimentação do trecho de Ibirapuã, que liga o entroncamento da BA-693 até o acesso à comunidade de Vila Portela. Extensão Total: 15,7 km.

AVISO DE LICITAÇÃO PUBLICADO EM 20/05/2025:
- Pavimentação do trecho de Wanderley até o entroncamento da BR-242, no distrito de Javi, em Muquém do São Francisco. Extensão Total: 34,2 km.


Share:

Ação integrada da Prefeitura reforça serviços urbanos e atendimentos de saúde na região dos Phocs


Dando sequência às atividades integradas realizadas pelo programa Prefeitura em Ação, o governo municipal segue com o fortalecimento dos serviços públicos de manutenção urbana e assistência em saúde na região dos Phocs.

Nesta semana, as equipes intensificam serviços de limpeza, roçagem, varrição, iluminação pública, coleta de lixo e entulho, além da operação tapa-buraco em diversas ruas dos bairros Phocs I, II e III, além do Recanto das Árvores, ampliando o alcance das ações de manutenção urbana já executadas regularmente no município.

Paralelamente às atividades de infraestrutura e zeladoria, a área da saúde concentra uma série de atendimentos preventivos voltados à população e aos animais domésticos. A vacinação humana ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USF) Nova Aliança e dos Phocs, reforçando a oferta dos serviços já disponibilizados pela rede pública municipal de saúde.

Já a ação especial de saúde animal, que ocorre nesta quarta-feira (27) e na quinta (28), a partir das 8h30, é realizada nas USFs Nova Aliança, dos Phocs e Phoc III, bem como no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Phoc III.  Os atendimentos ofertados são vacinação antirrábica para cães e gatos, marcação e exames para leishmaniose, além do cadastro para castração.

Somente na manhã desta quarta, mais de 20 animais, entre cães e gatos, foram vacinados. “Estamos ampliando o alcance dos atendimentos preventivos e aproximando ainda mais os serviços da população. A procura tem sido muito positiva, os atendimentos estão sendo feitos de maneira rápida e eficiente”, descreveu a agente de endemias Amanda Reis.

Hanna Samile, 29 anos, aproveitou a iniciativa e levou o gato Tom e a cadela Lala para atualização vacinal. “Atendimento rápido, cheguei e nem fila peguei. Acho importante ver coisas desse tipo acontecendo na cidade”, comentou.

O projeto Prefeitura em Ação, que passará por diferentes bairros e localidades da sede e da orla, ampliando a oferta de serviços públicos essenciais à população, tem apoio de diversas pastas, a exemplo das Secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Saúde (Sesau), da Infraestrutura (Seinfra), de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), além da Defesa Civil.






















Foto: Rafael Küster
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

Campanha de vacinação contra a gripe segue até sábado com foco nos grupos prioritários


A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue até o dia 30 de maio, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS), reforçando a importância da imunização dos grupos prioritários. Nesta etapa, o foco é proteger os públicos mais vulneráveis, especialmente gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, bem como e idosos com 60 anos ou mais.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), já foram aplicadas 25.252 doses no município. A orientação é que as pessoas procurem as unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs) da sede e da orla para garantir a imunização, apresentando documento com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

 

Responsável pelas aplicações na USF Limoeiro II, a técnica de enfermagem Alexsandra dos Santos Romão destacou a importância da vacina. “Aqui estamos tendo uma boa procura, mas aproveito para reforçar que as pessoas venham se imunizar. É de extrema importância para a prevenção de doenças e para evitar agravamentos, especialmente neste período de maior circulação do vírus”, enfatizou.

 

Gestante, Natasha Karla de Carvalho Lopes, 30 anos, fez questão de comparecer à unidade para manter a caderneta vacinal atualizada, pensando na própria saúde e na do bebê que espera. “Se vacinar é muito importante tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Por isso, estou sempre atenta para me imunizar e manter a caderneta atualizada”, afirmou a operadora de caixa, moradora do bairro Jardim Limoeiro.

 

Também integrante do grupo prioritário, a enfermeira Jamile Goes da Silva Nery, 27 anos, tomou a vacina nesta quarta-feira (27), na USF Gleba E. “A vacina é a principal estratégia para reduzir os riscos de complicações causadas pelo vírus da gripe, evitando casos graves e internações”, ressaltou a profissional de saúde.

Para ampliar o acesso da população à imunização, durante a campanha a Sesau promoveu ações extramuros em locais como Boulevard Shopping Camaçari, Centro Comercial de Camaçari (CCC), Shopping Busca Vida, Outlet Premium, Mercado Municipal de Monte Gordo e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Camaçari, além de atendimento drive-thru no estacionamento da Prefeitura.

 

A vacinação contra influenza também contempla puérperas (até 45 dias após o parto), professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, de transporte rodoviário coletivo urbano e de longo curso, e dos Correios, além de caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento e das forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

Os grupos prioritários consideram o público mais vulnerável às doenças e suas complicações, sendo uma estratégia para proteger primeiro quem corre mais risco, conforme explica a enfermeira Brena Carneiro Santos, que atua na Referência Técnica em Imunização da Vigilância Epidemiológica da Sesau. “Após a campanha, a vacina contra influenza permanecerá disponível nas unidades de saúde, sendo inicialmente ofertada para os grupos elegíveis. A expectativa é que a oferta da vacinação seja ampliada para os demais grupos a partir do dia 30 de maio. A data para liberação para a população em geral seguirá as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado [Sesab] e será divulgada pelos diversos meios de comunicação”, acrescentou.


Fotos: Everaldo Paixão

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Arquivo do Site

Signo