27/05/2026

Curso de Formação de Condutores de Visitantes promove fortalecimento do turismo em Camaçari


Voltada à capacitação e qualificação de profissionais para atuar em atrativos turísticos naturais, históricos e culturais, acontece no município o curso de Formação de Condutores de Visitantes, realizado em parceria entre a Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur), com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com turma composta por 25 alunos, as aulas acontecem no Centro de Treinamento da Setur (CTS), localizado no Shopping Linha Verde, em Arembepe.

 

O curso, ofertado de forma gratuita dentro do Programa QualiTurismo Bahia da Setur-BA, qualifica a mão de obra local, estruturando a oferta, a excelência no atendimento e a gestão de riscos para o desenvolvimento sustentável do turismo. Baseado em normas internacionais, durante a capacitação foca nos eixos: história e cultura local; atrativos turísticos; hospitalidade e roteirização; sustentabilidade; comunicação com o visitante; além de ética e legislação e segurança. Iniciadas terça-feira (26), as aulas seguem até o dia 3 de junho.

 

Nesta quarta-feira (27), durante a segunda aula do curso, o titular da Setur de Camaçari, Patrício Oliveira, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado. “Essa cooperação é de suma importância para que possamos formar profissionais qualificados e, acima de tudo, bem remunerados. O objetivo é promover, por meio do turismo, inclusão social, geração de emprego e renda, além da redução dos índices de violência contra a mulher, já que grande parte das vagas foi destinada ao público feminino. Sabemos que a geração de emprego e renda contribui diretamente para a diminuição desses índices”, ressaltou.

 


O professor Antônio Barbosa, referência técnica na área de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e resgate, explicou os conteúdos abordados durante a capacitação. “Hoje estamos tratando de gestão de segurança, primeiros socorros, atendimento de emergência, resgate terrestre, salvamento aquático e intercorrências clínicas. São conhecimentos essenciais para que o guia ou condutor saiba realizar o atendimento inicial da vítima e fazer o encaminhamento adequado para o atendimento definitivo”, afirmou.

 

A baiana de acarajé de Monte Gordo, Soraia Almeida, 53 anos, se inscreveu na formação motivada pelo desejo de ampliar conhecimentos e aprimorar o próprio trabalho. “Para mim, tudo que vem para agregar conhecimento é valorizado. Segurança do trabalho é uma coisa muito importante para o nosso dia a dia e também para o turismo. Então, precisamos aprender cada vez mais para aprimorar nossos conhecimentos e acolher bem as pessoas, para que elas voltem à nossa localidade”, afirmou a profissional, que possui 35 anos de experiência e atua há 22 na localidade.

 

Com um ponto de apoio na Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca, onde comercializa bebidas e petiscos, Aurino Teixeira Pereira, 40 anos, também integra a turma do curso. “Agradeço à Prefeitura, porque eu já havia feito minha inscrição e tinha desistido, mas fui incentivado a não desistir de um curso tão bom e maravilhoso como esse. Tenho clientes e famílias que frequentam a região, então também preciso estar informado e adquirir conhecimento para passar para a minha comunidade”, afirmou o morador de Cachoeirinha.

Share:

Adolescente é apreendida por ato infracional análogo à extorsão em Santo Antônio de Jesus



Uma adolescente, de 17 anos, foi apreendida em flagrante nesta terça-feira (26), no bairro Amparo, em Santo Antônio de Jesus, por suspeita de participação em ato infracional análogo ao crime de extorsão mediante ameaça, ocorrido no mesmo dia, no bairro Andaiá.

De acordo com as apurações, a vítima procurou a Delegacia Territorial (DT/Santo Antônio de Jesus) e registrou ocorrência informando que havia marcado um encontro por meio de aplicativo de mensagens, após contato iniciado em um site de relacionamento. Ao chegar à residência combinada, o homem foi ameaçado pelos envolvidos, que utilizaram uma máquina de choque para obrigá-lo a realizar transferências bancárias e empréstimos, subtraindo da vítima R$ 22 mil. O grupo também ameaçou divulgar fotos da vítima nas redes sociais.

Durante as diligências, a adolescente foi localizada ainda no local dos fatos, o que possibilitou a recuperação integral dos valores retirados da vítima. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio das equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Leste) e do serviço de inteligência da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus).

Após a apreensão, a adolescente foi apresentada à autoridade policial e permanece à disposição da Justiça. As investigações seguem com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos na ação criminosa.

Fonte: Rose Amorim / Ascom-PCBA
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Polícia Civil da Bahia prende em flagrante mais um suspeito de tráfico de drogas em condomínio de luxo em Stella Maris


Após o cumprimento de um mandado de prisão relacionado à Operação Naufragium, nesta terça-feira (26), no bairro de Stella Maris, em Salvador, equipes da Polícia Civil da Bahia receberam uma denúncia anônima informando que outro homem, também de 29 anos, morador do mesmo condomínio de luxo, estaria comercializando drogas.

Os policiais analisaram imagens do circuito de segurança do local e identificaram o suspeito carregando uma sacola. Em seguida, ele foi abordado pelas equipes policiais. Ao ser questionado, o suspeito confessou que tentava esconder os entorpecentes e informou que o material estava em sua residência. O homem autorizou a entrada dos policiais no imóvel, onde foram encontrados um quilo de maconha do tipo “gourmet”, distribuído em dois sacos grandes e quatro porções menores, além de duas balanças de precisão e um aparelho celular.

De acordo com o diretor do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), delegado Ernandes Júnior, a droga apreendida possui alto valor de comercialização, sendo avaliada em aproximadamente R$ 20 mil, e era destinada a consumidores de maior poder aquisitivo.

“O entorpecente localizado com o suspeito é de uma variedade comercializada para usuários de maior poder aquisitivo, em razão da alta concentração da substância. A partir das investigações, será apurado se o suspeito possui ligação com o investigado preso anteriormente no mesmo condomínio”, destacou o delegado.

Fonte: Ascom PC
Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento

Share:

População aproveita e saqueia carga de cerveja após acidente com carreta na BR-324


Uma carreta transportando cerveja tombou na manhã desta quarta-feira (27) em um trecho da BR-324, no sentido Feira de Santana, município localizado a aproximadamente 100 km de Salvador. Após o incidente, moradores da região foram vistos recolhendo os produtos que se espalharam pelo local. De acordo com informações, o veículo pertence à empresa Ambev e acabou ficando atravessado no canteiro central da rodovia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e prestou socorro às vítimas envolvidas no acidente.

Share:

EcoJunho realiza campanha de arrecadação de tampinhas plásticas em Camaçari


Como parte das ações da 2ª edição do EcoJunho – iniciativa que integra o calendário da Semana do Meio Ambiente e reafirma o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais –, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) está promovendo uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas em prol da causa animal. Para ampliar o acesso da população à ação socioambiental, a iniciativa conta com pontos de coleta instalados no Boulevard Shopping Camaçari e na sede da pasta, localizada no Centro Administrativo de Camaçari (CAC), no prédio vermelho.

 

A campanha tem como objetivo incentivar o descarte correto de materiais recicláveis e fortalecer a conscientização ambiental, unindo sustentabilidade e solidariedade. Todo o material arrecadado será destinado ao Projeto Castrampinha, que transforma os recursos obtidos com a venda do material reciclável em castrações de cães e gatos em situação de rua. Proposta que busca contribuir diretamente com a redução da superpopulação de animais no município, promovendo mais qualidade de vida, saúde pública e bem-estar animal.

 

Nos pontos de coleta, a população pode descartar tampinhas plásticas de garrafas PET de refrigerante e de água mineral, além de embalagens de produtos de limpeza e higiene pessoal que possuam os números 2, 4 ou 5 no símbolo da reciclagem. Esses números identificam o tipo de resina plástica do material, o que facilita a triagem na indústria. Além disso, as tampinhas são produzidas com plástico rígido de alto valor comercial, contribuindo para o fortalecimento da cadeia da reciclagem. A participação da comunidade é essencial para fortalecer essa corrente de cuidado com o meio ambiente e apoio à causa animal.

 

Com o tema “Camaçari com raízes no futuro”, o EcoJunho acontece entre os dias 8 e 12 de junho e reúne diversas ações socioambientais e sustentáveis, como plantio de mudas, ações de limpeza, palestras, workshops e vivências educativas. As atividades serão realizadas no Horto Florestal Linaldo da Silva e, simultaneamente, em pontos da orla do município.

Share:

Maquiadora passa mal e morre após procedimento estético; médica diz que usou 100 seringas



Uma maquiadora e influencer de 48 anos, identificada como Roseli Fernandes de Oliveira Romeiro Vieira, morreu nesta terça-feira (26) após passar por um procedimento estético com aplicação de Polimetilmetacrilato (PMMA) nos glúteos e na parte posterior das coxas, em uma clínica localizada no bairro do Brooklin, área nobre de São Paulo.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o procedimento foi realizado na segunda-feira (25). Menos de 24 horas depois, Roseli teria começado a apresentar fortes dores, mal-estar, coração acelerado e dificuldade para respirar.

Após os primeiros sintomas, a vítima entrou em contato com a médica responsável pelo procedimento, identificada como Tábita Nunes Marcolino, pedindo ajuda. A profissional orientou que Roseli retornasse à clínica para uma avaliação.

Ainda conforme o registro policial, a maquiadora passou mal dentro do carro de aplicativo durante o trajeto até o local. Ao chegar à clínica, sofreu uma parada cardiorrespiratória na recepção do prédio.

A médica realizou manobras de reanimação até a chegada de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que continuaram o atendimento, mas a vítima não resistiu e morreu no local.

Em depoimento à polícia, a filha de Roseli informou que a mãe morava em Mato Grosso do Sul e havia viajado para São Paulo especialmente para realizar o procedimento estético. Após a aplicação do PMMA, a vítima reclamou de dores na região dos glúteos e na parte posterior das pernas, mas seguiu tomando os medicamentos prescritos pela médica.

Também em depoimento, a médica Tábita Nunes Marcolino afirmou que atua com procedimentos estéticos não cirúrgicos há cerca de seis anos, apesar de não possuir residência médica.

A profissional contou ter aplicado 240 ml de PMMA nos glúteos de Roseli, sendo 120 ml de cada lado. Também aplicou 30 ml em cada posterior durante o procedimento que durou duas horas e meia. Ao todo, ela teria usado 100 seringas, cada uma com 3 ml. 

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o PMMA ou polimetilmetacrilato, é um tipo de preenchedor usado em procedimentos médicos e precisa ter registro na Anvisa, sendo autorizado somente para tratamento reparador, não sendo indicado em procedimentos com fins estéticos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o caso foi registrado como morte suspeita, morte acidental e homicídio.

Share:

26/05/2026

Candeias: Alunos da rede municipal de ensino participam de ação do Maio Laranja


Alunos do 1º e 2º ano da rede municipal de ensino de Candeias estão participando das ações da campanha Maio Laranja, realizada nas escolas do município com foco na conscientização e combate à exploração sexual infantil.

A iniciativa é promovida pela equipe multidisciplinar (Assistente Social, Psicopedagoga e Psicólogo), do Núcleo Psicossocial da Educação, ligado à Seduc, que vêm realizando palestras e atividades educativas com os estudantes de forma lúdica e educativa.

Durante os encontros, são abordados temas relacionados à prevenção, proteção das crianças e a importância de denunciar qualquer tipo de violência ou exploração sexual infantil. As palestras também orientam os alunos sobre respeito, cuidado e segurança no ambiente escolar e também onde residem.

A campanha Maio Laranja tem como objetivo mobilizar a sociedade no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando a importância da informação e da conscientização desde os primeiros anos da vida escolar.

As ações seguem acontecendo nas unidades escolares do município, fortalecendo o compromisso da rede municipal com a proteção da infância e o desenvolvimento saudável dos estudantes.

Voz do Povo Bahia, Editora-chefe : Silvania Nascimento


Share:

Candeias: SEMAN realiza ação educativa em parceria com a polícia militar e PRE

 

A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Manutenção (SEMAN), realizou nesta segunda-feira (25), uma ação educativa sobre os riscos de animais soltos na pista que cortam o município.

O trabalho foi realizado em parceria com o 26º Batalhão da Polícia Militar e também pela com representantes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O objetivo da ação foi alertar proprietários de animais sobre os riscos de acidentes provocados pela presença de animais soltos nas pistas, além da importância da responsabilidade dos donos na proteção e cuidado dos animais.

Durante a ação, equipes deram orientações e distribuíram materiais informativos reforçando a necessidade de manter os animais em locais seguros, evitando situações que possam colocar vidas em risco.

A campanha também destacou que animais soltos podem causar graves acidentes, principalmente em trechos de maior movimento, colocando em perigo condutores, passageiros e os próprios animais.

“Nós trabalhamos nessas cidades e diversas vezes nos deparamos com essa situação. Perdemos de forma recente um soldado e também pessoas próximas nessas vias. Hoje queremos alertar e conscientizar esses criadores de animais sobre isso e chamar atenção da população para redobrar a atenção no trânsito”, ressaltou o comandante da 26º Ricardo.

O secretário da SEMAN Alan Cássio frisou que a gestão vem fazendo uma série de ações para coibir a prática. “Temos um carro para recolher esses animais; temos uma legislação que prevê multa e já recolhemos mais de 20 animais nas vias da cidade. Essa campanha de conscientização é de extrema importância para garantir mais segurança no trânsito, evitar acidentes e preservar vidas. Cuidar dos animais também é um ato de responsabilidade e respeito com toda a comunidade”, argumentou o secretário.

A ação também fez parte do conjunto de atividades alusivas ao Maio Amarelo.

VEJA VÌDEO:



Share:

Candeias: Concurso que vai premiar ruas mais decoradas do São João está com inscrições abertas


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), abriu as inscrições para o concurso “Eu Trago Minha Rua no Coração”, que vai premiar as ruas com as melhores decorações juninas.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 14 de junho, exclusivamente de forma on-line, por meio do link: CLIQUE AQUI.

O objetivo é destacar a demonstração do orgulho e do sentimento de pertencimento do povo candeense durante o período mais querido do Nordeste.

Poderão participar do concurso todos os logradouros do município, por meio de um representante legal designado pelos próprios moradores.

Os concorrentes deverão estar com os seus cenários juninos decorados até o dia 18 de junho de 2026, período em que as equipes da SECTUR irão realizar a visita técnica.

Após a avaliação, as ruas com os melhores cenários participarão de uma votação popular, que irá definir as colocações finais do concurso.

Premiação

Conforme o regulamento, as ruas classificadas serão premiadas com um arraial de São Pedro, com duas atrações gratuitas e quatro horas de festa, em data escolhida pelos próprios moradores.

Share:

Arquivo do Site