O Itaú Unibanco prevê o fechamento de mais agências em Salvador. No início deste ano, algumas unidades já haviam encerrado o atendimento presencial. Desta vez, a agência de Tancredo Neves, no bairro Caminho das Árvores, será fechada.
Segundo a Federação de Bancários Bahia-Sergipe (Feebbase), cerca de 20 mil clientes e 28 funcionários serão afetados. A agência, fundada em 1992, atendia tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Em outra ocasião, o Itaú destacou que o fechamento das agências faz parte da estratégia do banco de fortalecer os canais digitais, já que 97% das transações de clientes pessoas físicas já são realizadas online.
De acordo com registros do banco, a unidade do Caminho das Árvores será a quarta agência de grande porte a encerrar atividades em Salvador em 2025, após os fechamentos das unidades de Brotas, Cabula e Imbuí, que juntos impactaram cerca de 73 mil clientes.
O encerramento ocorre pouco depois da demissão de cerca de 1 mil funcionários ligados a operações digitais em São Paulo, medida que o banco justificou como resultado de baixa produtividade, mas que recebeu críticas de ex-colaboradores e representantes sindicais.
Diante do anúncio da instituição, o Sindicato dos Bancários da Bahia e Feebbase realizou uma manifestação em frente à agência na última quarta-feira (17), de modo a dialogar com os funcionários e reforçar a oposição à medida, devido ao impacto do fechamento sobre clientes que ainda dependem do atendimento presencial.
"Hoje, cerca de 97% das transações de pessoas físicas já ocorrem pelos canais digitais, e o super app vem se consolidando como um aliado na gestão financeira do dia a dia. Com o apoio da Inteligência Itaú, vamos levar a experiência digital a novos patamares, direcionando investimentos para equipar times comerciais, em pontos físicos e digitais, para liderar conversas ainda mais qualificadas e soluções aderentes às necessidades dos clientes".
Além disso, a instituição pontou que "essa transformação também redefine o papel da rede física, que continuará sendo parte essencial da estratégia e passará, ao longo dos próximos anos, a adotar um modelo mais consultivo e nichado".
Por fim, a instituição reiterou que "as unidades estarão preparadas para atender diferentes perfis com maior proximidade e especialização, unindo a eficiência do digital a uma presença humana acolhedora e qualificada nos momentos que exigem relacionamento e orientação financeira", conluiu.
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